CIDADE
Protesto de taxistas interdita diversas vias no Rio.
Às 9h, a pista sentido Centro do Aterro do Flamengo estava interditada.
Em 24/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um protesto de taxistas interdita o trânsito em diversos pontos do Rio nesta sexta-feira (24). Comboios partiram de vários locais da cidade rumo ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul, por volta das 6h desta sexta-feira (24).
Às 9h, a pista sentido Centro estava totalmente interditada, entre o Monumento de Estácio de Sá e o Monumento aos Pracinhas. As melhores opções são seguir pelos túneis Rebouças ou Santa Bárbara e a Praia do Flamengo.
Na Avenida Atlântica, em Copacabana, também na Zona Sul, um outro grupo de taxistas se deslocava na pista junto à orla. Há retenções na Avenida Princesa Isabel, Avenida Lauro Sodré, Avenida Venceslau Brás e Avenida Pasteur, também em Copacabana. A melhor opção para fugir do trânsito é seguir pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
No Centro do Rio, a Avenida Francisco Bicalho, sentido Cidade Nova, e Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária também estavam com retenções. A Via Binário é a melhor opção para quem segue nessa direção. O trânsito é intenso no local, mas sem retenções.
Por volta de 7h15, a Avenida Presidente Vargas foi fechada pelos manifestantes no sentido Candelária. Às 7h40, a via já estava liberada.
Protesto contra o Uber
Os taxistas se reuniram no Aterro do Flamengo e pretendem seguir até a Prefeitura do Rio em protesto contra o Uber, que é um aplicativo que conecta motoristas autônomos e usuários em busca de transporte, deixando taxistas ameaçados de perderem clientes. Os comboios saíram de locais como Realengo, Gávea, Barra da Tijuca e Irajá.
De acordo com Marcos Bezerra, presidente do Conselho Regional de Taxistas do Rio, já havia cerca de 1500 táxis por volta das 8h. "Estamos aguardando de 3 a 5 mil. Vieram 200 táxis de São Paulo, 70 de Belo Horizonte. O protesto é contra o transporte pirata, como é feito em Uber e afins. Não queremos estes piratas trabalhando nas ruas", afirmou o presidente do conselho. Alguns dos manifestantes hostilizavam os taxistas que trabalhavam.
Uber contra-ataca
A empresa Uber, que administra o aplicativo que conecta motoristas autônomos e passageiros em busca de transporte, contra-atacou a manifestação de taxistas que causa transtornos no trânsito do Rio nesta sexta-feira (24).
Os motoristas criticam o aplicativo, ameaçados de perder clientes. Citando os problemas no tráfego da cidade, em nota, a Uber informou que seus passageiros terão direito a duas viagens de até R$ 50, entre 7h e 19h sem pagar nada.
"Sabemos que hoje será um dia complicado para locomoção e para não deixar os cariocas sem opção, hoje, todos poderão utilizar a Uber para qualquer lugar da cidade", divulgou a Uber em nota, acompanhada da hashtag #orionãopara ainda nesta sexta.
Fonte: G1-RJ