CIÊNCIA & TECNOLOGIA
PS4 entra na fase final do seu ciclo de vida, diz executivo da Sony
Vendas do console tendem a cair e há rumores de nova plataforma.
Em 22/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O PlayStation 4 está entrando na fase final do seu ciclo de vida, segundo o executivo John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment. A afirmação foi feita na segunda-feira (21) durante reunião com investidores e analistas. As informações são do "The Wall Street Journal".
O que isso quer dizer?
- Crescimento mais discreto: O PS4 ainda vende bem. Em 2017, foram 19 milhões de unidades comercializadas, segundo a Sony. Mas daqui em diante essa curva só tende a cair. Tanto que a empresa projeta vender 16 milhões de unidades em 2018
- Nova plataforma: Kodera afirma que, entre hoje e março de 2021, a divisão PlayStation vai se agachar para crescer mais no futuro. Já circulam rumores sobre um possível PlayStation 5, mas a fala pode ser interpretada como sinal de uma mudança estrutural maior
Entrar na fase final do ciclo de vida não significa, porém, que o PS4 perderá suporte ou deixará de ser fabricado. Pelo menos não agora em 2018 ou nos próximos anos. O videogame tem grandes jogos no horizonte, como "Spider-man", "The Last of Us: Part II", "Death Stranding", entre outros.
De acordo com Kodera, a queda no número de vendas do PS4 pode afetar negativamente a divisão de games da Sony. No entanto, o executivo espera que o crescimento de serviços por assinatura, como PlayStation Plus e PlayStation Now, amorteça esse impacto.
O chefe da divisão PlayStation afirmou ainda que as vendas do PlayStation VR, óculos de realidade virtual do PS4, estão aumentando, mas que o mercado de realidade virtual está crescendo abaixo das expectativas.
Kodera também disse que a estratégia para os games exclusivos do PS4 não gira em torno apenas da criação de novas franquias. Mas também de sequências para franquias bem-sucedidas e da reimaginação de franquias antigas.
História
O PS4 foi lançado nos Estados Unidos em 15 de novembro de 2013, uma semana antes do Xbox One, videogame da Microsoft.
No Brasil, o console aterrissou de maneira discreta no dia 29, muito por conta do valor alto: R$ 4 mil. O G1 foi na época a algumas lojas em São Paulo e não encontrou filas de consumidores, não viu cartazes do produto e não achou jogos para o console.
(Foto: Divulgação/Sony)