POLÍTICA INTERNACIONAL

Putin toma posse para quarto mandato como presidente da Rússia

Vladimir Putin tomou posse de seu quarto mandato como presidente da Rússia.

Em 07/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vladimir Putin tomou posse de seu quarto mandato como presidente da Rússia nesta segunda-feira em uma cerimônia pomposa no salão de Santo André no Grande Palácio do Kremlin, em Moscou.

Com a mão direita sobre a Carta Magna, Putin jurou "respeitar e defender os direitos e as liberdades das pessoas e dos cidadãos; cumprir e defender a Constituição da Federação da Rússia; defender a soberania e a independência, a segurança e a integridade territorial do Estado, e servir ao povo com lealdade".

Mais de 6 mil convidados, entre eles ministros de governo, deputados e senadores, membros do corpo diplomático, autoridades civis, eclesiásticas e militares, e outras personalidades, compareceram à cerimônia.

"Considero o meu dever e o sentido da minha vida fazer tudo pela Rússia, por seu presente e futuro, de paz e progresso; por cuidar do nosso grande povo e de seu desenvolvimento, pelo bem-estar em cada família russa", disse Putin em um breve discurso após a cerimônia de posse.

O chefe do Kremlin agradeceu ao povo russo sua unidade e confiança de que "muito pode mudar para melhor".

"E quero outra vez dizer obrigado. Obrigado pelo nível de apoio sincero que os senhores, cidadãos da Rússia, me ofereceram nas eleições presidenciais", acrescentou Putin.

Para o presidente russo, que foi reeleito em 18 de março com 76,69% dos votos, esse apoio popular é "um enorme capital político e um sólido suporte moral".

Putin acrescentou que esse apoio "é importante para defender" as posições da Rússia "na arena internacional e para ações decisivas em prol de profundas mudanças positivas no país".

"Aprendemos a defender nossos interesses, recuperamos o orgulho pela pátria, por nossos valores tradicionais", disse Putin.

Além disso, o presidente russo prometeu garantir "a segurança e a capacidade defensiva do país".

"Estamos abertos ao diálogo. (...) Nos pronunciamos pela cooperação igualitária com todos os Estados, em prol da paz e da estabilidade em todo o planeta", acrescentou Putin.