CULTURA

Quadro pintado por detento é destaque de mostra em Vitória (ES).

A obra foi inspirada em uma tela do pintor holandês Vincent Van Gogh.

Em 27/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ao trabalho de um interno do sistema prisional ganhou espaço em um dos ambientes da mostra de decoração Morar Mais Vitória, que está aberta à visitação até 18 de setembro, em Jardim Camburi, na capital. O quadro pintado pelo detento Vinícius de Menezes Lima é um dos destaques da Sala Bar, projetada pelo arquiteto Renzo Cerqueira.

A obra foi inspirada em uma tela do pintor holandês Vincent Van Gogh, intitulada “Os Comedores deBatata”. O artista é um os preferidos do interno, que também admira o trabalho de pintores comoClaude Monet, Jackson Pollock e Caravaggio.

A tela retrata homens jogando cartas em uma espécie de taberna e recebeu o nome “Os Jogadoresde Pôquer”. Em sintonia com os princípios do Morar Mais de customização e sustentabilidade, aestrutura do quadro foi feita pelo próprio detento com madeira reaproveitada.

O arquiteto Renzo Cerqueira explicou que queria incluir no ambiente algum elemento de inclusãosocial e foi assim que chegou até o interno do sistema prisional. 

“Soube do Vinícius por meio de conhecidos e fui até a unidade para conversar e conhecer o trabalhoque ele desenvolve. Gostei do que vi, fiz a proposta e ele me pediu imagens de referência e um tempo para estudar e pintar o quadro, com base no conceito do ambiente para a mostra”, contou.   

Foram 30 dias entre estudo e finalização da tela. “Gostei muito do resultado, que combinou com o clima aconchegante que eu quis levar para a sala, que combina estar, jantar, bar e hall de entrada”, disse Renzo Cerqueira.   

Em 2015, Vinícius conquistou o primeiro lugar no segundo concurso de pintura do projeto “Mãos que Falam”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Além da mostra Morar Mais Vitória, o interno já teve quadros expostos em outros espaços como shoppings e Assembleia Legislativa em exposições relacionadas ao projeto “Mãos que Falam”. 

Também fez um retrato do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, entregue no lançamento do projeto Cidadania nos Presídios em fevereiro deste ano.

Serviço: Morar Mais Vitória

Local: Av. Dante Micheline, 4584, Jardim Camburi, Vitória

Visitação: Das terças às sextas, das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 21h.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Fonte: Secom-ES