EDUCAÇÃO

Quase 2 mil alunos do ES farão provas do Paebes.

Será nesta terça (28) e na quarta-feira (29) e contemplará alunos do 1º e 2º anos.

Em 28/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesta terça-feira (28) e na quarta (29), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai aplicar as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e da Provinha Brasil para os estudantes dos 1º e 2º anos de 18 escolas urbanas e 12 rurais de Viana nos horários frequentes de aula. Aproximadamente 900 participantes do 1º ano farão a prova do Paebes e outros 900, do 2º ano, a Provinha Brasil. Na terça será aplicada a prova de Língua Portuguesa e na quarta a de Matemática.

O Paebes foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2008 com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes e subsidiar políticas públicas para a melhoria do processo das aprendizagens dos estudantes das redes públicas do Estado e das escolas particulares participantes. A prova é aplicada anualmente e, de acordo com a Semed, o resultado de 2014 revelou que os alunos do 1º ao 3º ano de Viana alcançaram o nível proficiente, ou seja, possuem habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolarização avaliada. “Os conteúdos que as crianças precisam saber nesta fase estão sendo dominados por elas. Estamos a caminho do nível avançado, que apresenta um aluno crítico e questionador”, comentou a pedagoga Marli Áurea Zanotti.

Já a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Em Língua Portuguesa, os alunos responderão a 20 questões objetivas e quatro discursivas, visando mapear quais conhecimentos as crianças possuem no início do processo de alfabetização. Já a Provinha Brasil vai contemplar 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Os resultados das avaliações serão repassados às escolas e, de acordo com o diagnóstico, a Semed, em parceria com as Unidades de Ensino, farão as intervenções necessárias para que os direitos de aprendizagem das crianças sejam cumpridos. “Após a análise, caberá aos pedagogos e professores rever os projetos pedagógicos para que as metas de aprendizagem propostas até o momento sejam alcançadas”, comentou Marli.

Fonte: Secom/Viana