CIDADE

Queda de 80% no número de homicídios em Vitória/ES.

Vitória é uma cidade cada vez mais segura, organizada e humana.

Em 01/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vitória é uma cidade cada vez mais segura, organizada e humana. Prova disso é a queda crescente no número de homicídios na capital. Em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, houve uma queda de 80% no número de homicídios. Foram apenas duas mortes por assassinato, a menor medição desde 2001, contra 10 no ano passado.  

O número demonstra a capacidade de esforços conjuntos da Guarda Civil Municipal, da Justiça, das polícias Militar e Civil, além das ações sociais e de revitalização urbana da Prefeitura. De 2014 a 2015, a redução de homicídios em Vitória foi de 43,5%.

O percentual anual de redução dos assassinatos já tinha sido divulgado no dia 21 de janeiro, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e do Judiciário, na Prefeitura de Vitória.

As estratégias e ações conjuntas das forças de segurança têm mostrado também que a redução é consistente ao longo dos últimos três anos. Em 2012, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes era de 31,21, enquanto em 2015 passou para 20,79. 

Enquanto no cenário nacional os números não demonstram queda, de 2014 para 2015, o Espírito Santo teve redução de 9% no número de vítimas.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado. "Nós saímos de 31 homicídios por 100 mil habitantes em 2012 para 21 homicídios por 100 mil habitantes no final de 2015. Vitória está se tornando uma cidade mais segura, através de nossa parceria com as polícias Militar e Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público e todas as instituições que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal", disse.

Ele completou: "A Prefeitura tem feito a sua parte. Estamos iluminando a cidade onde tínhamos locais escuros e deteriorados, as pessoas estão fazendo atividades físicas, a Guarda está funcionando 24 horas, o programa Onde Anda Você? e a Escola da Vida estão acolhendo as pessoas em situação de rua, diminuindo em 80% essa população que vive nas ruas. As pessoas estão andando mais e ocupando os espaços à medida que aumentamos a segurança. Esse trabalho integrado está fazendo com que Vitória seja uma das capitais mais seguras do País atualmente, depois de ter sido uma capital com nível de homicídios muito alto. É a melhor notícia possível. Estamos vivendo em uma cidade mais organizada, mais segura e humana". 

Esforço conjunto

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, os dados positivos fazem parte de um esforço conjunto. "Os excelentes dados de 2015, em relação a 2014, indicam uma tendência de queda que se confirma no primeiro mês de 2016, quando tivemos uma redução proporcional de 80%. Vamos continuar buscando uma perfeita integração com todas as instituições que atuam em Vitória, por acreditarmos que essa é a razão da melhoria desses indicadores", disse o secretário.

O subcomandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Martinelli, também ressaltou a parceria com a Prefeitura e o trabalho de inteligência da Polícia Militar. "Com certeza, muitos dos homicídios estão sendo evitados com ações nos locais que sabemos que são mais vulneráveis. Nossas ações estão muito ligadas às estatísticas e ao Mapa do Crime, em um trabalho de inteligência em cima da análise diária dos dados. Nesses locais onde a criminalidade é mais alta, a parceria com a Prefeitura é uma realidade e efetivamente funciona, com serviços como poda de árvores, recolhimento de lixo, reforço em iluminação e parceria da Guarda de Vitória", ressaltou o subcomandante.

Ações da Prefeitura

Entre as diversas ações que impactam na segurança urbana, a Prefeitura atua de forma mais intensa naquelas capazes de ocupar os lugares públicos e fomentar o convívio das famílias, o esporte e o lazer. A troca da iluminação em diversas avenidas, praças, parques e na orla é uma das ações. 

Hotéis e bares que funcionavam de forma irregular também foram fechados por meio de ações sistemáticas de fiscalização, que posteriormente foram ampliadas para todo tipo de festa e evento, formal ou informal. Assim, até mesmo a aglomeração de pessoas passou a ser fiscalizada, evitando a proliferação de ambulantes e carros de som.

A Guarda de Vitória também passou a trabalhar durante as 24 horas do dia, o que ampliou o patrulhamento da cidade e a parceria com a Polícia Militar.

Fonte:PMV