ECONOMIA INTERNACIONAL

Queda nos preços do minério de ferro prejudica economia da Austrália.

O principal motivo para a queda estimada é o recuo de 27% na receita com as exportações.

Em 30/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A forte queda nos preços do minério de ferro desde o início do ano passado está afetando a economia da Austrália mais fortemente que o esperado, dificultando mais o cumprimento da promessa do governo conservador, no poder há dois anos, de equilibrar rapidamente o orçamento.

Há três meses, o governo do primeiro-ministro Tony Abbott previu que a receita geral com exportações de minério de ferro e outras matérias-primas nos 12 meses até 30 de junho teria queda de 8%, para 179 bilhões de dólares australianos (US$ 137 bilhões). Nesta terça-feira (30), o governo estimou que a receita com essas exportações para China, Japão e outras nações recuaria na verdade 11% ante o período anterior, para 174 bilhões de dólares australianos.

O principal motivo para a queda estimada é o recuo de 27% na receita com as exportações de minério de ferro, matéria-prima para a fabricação do aço que é o principal item de exportação da Austrália, vendido principalmente à China.

"Os volumes de exportação de minério de ferro são fortes, mas os preços em queda certamente atingiram os resultados", disse Diana Mousina, economista do Commonwealth Bank of Australia. A queda nos preços levou o governo a rever suas projeções para o orçamento várias vezes.

Fonte: Dow Jones Newswires.