CIDADE

Queimado comemora 170 anos da Insurreição neste sábado (16)

Passeio terá concentração às 21 horas, na Igreja Matriz, em Serra-Sede.

Em 14/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

FOTO: Everton Nunes/Secom-PMS

Vem aí mais uma tradicional caminhada noturna em comemoração à Insurreição de Queimado, que completa 170 anos em 2019. O passeio terá início no sábado (16), com concentração às 21 horas, na Igreja Matriz, em Serra-Sede, de onde o grupo sairá com destino às ruínas de Queimado.

Já no domingo (17), às 8h30, o grupo participará de uma celebração, que será realizada na mata ao lado das ruínas. A 9ª caminhada noturna dos Zumbis Contemporâneos tem um percurso de quase 18 quilômetros.

E há mais motivos para comemorar quando o assunto é Queimado. O sítio histórico vai se transformar em um verdadeiro museu a céu aberto. A restauração foi viabilizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre o município e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), no valor de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão.

COMPRE PELO SITE

“Palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 1849, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993. Agora, com a restauração das ruínas, queremos transformar Queimado em um museu a céu aberto, onde as pessoas possam conhecer a história de luta do povo serrano”, conta o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Prospecção arqueológica

Antes de ser autorizado o início da restauração, foram realizadas atividades de prospecção arqueológica em um raio de 700 metros em torno do que restou do templo.

Especialistas em arqueologia trabalharam com o objetivo de encontrar artefatos da época dos escravos na área, como vasos e quadros, mediante autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foram enviados ao Museu Histórico da Serra para restauração. O terreno do sítio histórico, que antes era particular, foi doado para a Prefeitura da Serra em 2015.

MAIS NOTÍCIAS

Mutirão de limpeza e manutenção para caminhada de Queimado

As secretarias municipais de Agricultura (Seap) e Serviços (Sese) estão realizando mutirões de limpeza e manutenção nas estradas da tradicional caminhada noturna, em comemoração à Insurreição de Queimado.

De acordo com o secretário de Agricultura, Samuel Dias, o serviço de manutenção está sendo feito nos 18 quilômetros do percurso da caminhada, que contemplam a estrada de Morro do Céu, Itaiobaia e Rodovia Chico Prego.  

Mutirão de limpeza e manutenção para caminhada de Queimado

o serviço de manutenção está sendo feito nos 18 quilômetros do percurso. FOTO: Divulgação - Secom/PMS

O secretário lembrou que a ação está sendo realizada para melhorar o acesso dos moradores da zona rural e dos participantes da Caminhada de Queimado. Mas, destacou que os serviços de manutenção e reparo são feitos continuamente por todo o município.

“Na última semana foi feita manutenção da Rodovia Estadual ES264, acesso ao bairro Parque Residencial Nova Almeida. E, na próxima semana, as equipes darão continuidade à manutenção da Estrada de Putiri até a BR101”, adiantou o responsável pela pasta da Seap.

Saiba mais:
Comemoração Insurreição de Queimado
: completa 170 anos em 2019.
Sábado (16): terá caminhada noturna, com início às 21 horas, na Igreja Matriz, em Serra-Sede, de onde o grupo sairá com destino às ruínas do Queimado.
Domingo (17): às 8h30, o grupo participará de uma celebração, que será realizada na mata ao lado das ruínas.
A 9 ª caminhada noturna: dos Zumbis Contemporâneos tem um percurso de quase 18 quilômetros. 

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL