CIDADE
Quiosques da Curva da Jurema deixam de poluir mar em Vitória (ES).
22 mil litros de esgoto eram lançados para as águas do píer por dia.
Em 02/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os mais de 20 mil litros de esgoto lançados por dia pelos nove quiosques da Curva da Jurema, em Vitória, e que iam direto para as águas do píer, atrás de um shopping na Enseada do Suá, poluindo a Baía de Vitória, agora serão coletados e tratados.
A presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Denise Cadete, informou que fez a ligação das unidades à rede de tratamento de esgoto. “Antes disso, toda essa quantidade de esgoto era lançada ao mar, poluindo a água”, disse a presidente da Cesan, Denise Cadete.
Denise contou que essa intervenção faz parte de um conjunto de mais nove etapas que estão em desenvolvimento desde julho e que vão até o final do ano.
“É uma operação pensando na chegada do verão. O objetivo é possibilitar que mais de 100 mil pessoas passem a tratar o esgoto. Ao todo, são 15 milhões de litros de esgoto por dia a menos indo para o mar, rios ou canais”, destaca a presidente.
Ainda em Vitória, outras construções de rede foram concluídas, ou estão em andamento. Dentre elas, nos morros São José, Santa Helena, Jesus de Nazareth, Romão, Cruzamento e outras regiões.
Serra, Cariacica e Vila Velha também receberão intervenções. “Com isso, na cidade de Vitória, a baía deixa de receber cinco milhões de litros de esgoto por dia. Já em Cariacica, o Rio Marinho é quem deixa de receber esgoto; em Vila Velha é o Canal da Costa que será beneficiado; na Serra, vários córregos deixarão de ser poluídos.
Fonte: G1-ES