POLÍTICA INTERNACIONAL

Quênia vai às urnas para escolher presidente em clima de tensão

Presidente Uhuru Kenyatta deve ter disputa apertada contra o opositor Raila Odinga,

Em 08/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os quenianos comparecem às urnas nesta terça-feira (8) para uma eleição presidencial, que promete uma disputa apertada entre o presidente Uhuru Kenyatta e o opositor Raila Odinga, em um clima de tensão e temores de violência. De acordo com a BBC, não houve registro de incidentes durante a votação.

Também serão eleitos nesta votação governadores, deputados, senadores e representantes locais, de acordo com a France Presse.

Levando em consideração a violência registrada em eleições anteriores, as autoridades organizaram um dispositivo de segurança sem precedentes, com 180 mil integrantes das forças de segurança em todo o território deste país do leste da África, que tem 48 milhões de habitantes.

A votação no Quênia muitas vezes é baseada em sentimentos de etnia. Kenyatta (kikuyu) e Odinga (Luo) estabeleceram duas poderosas alianças eleitorais.

De acordo com as pesquisas, o resultado da eleição presidencial dependerá da capacidade dos dois campos para mobilizar os eleitores no dia da votação.

A eleição dos governadores de 47 condados, fruto de uma descentralização adotada em 2013, também pode provocar problemas localizados.

Nascimento na fila

Paulina Chemanang deu à luz enquanto aguardava para votar, no condado de West Pokot, no oeste do país, segundo a France Presse.

Ela começou a sentir as contrações logo que chegou a sua seção eleitoral. Com a ajuda de desconhecidos, teve sua filha na fila de espera para votar, relatou a rádio Capital FM.

Paulina foi levada para um ambulatório da vizinhança, voltando depois para depositar seu voto. "Agora, estou feliz, porque pari e votei. Ter dado à luz em uma seção eleitoral é uma bênção para mim, e eu agradeço a Deus", declarou. Sua filha se chamará Chepkura, que significa "antes de votar" em suaíli.

(Foto: Brian Inganga/ AP)