TEMAS GERAIS
Radares vão identificar veículos roubados na Grande Vitória
Até o fim do ano, outros 12 pontos receberão os sistema, totalizando 32.
Em 22/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Veículos furtados ou roubados serão identificados quando passarem por radares na Grande Vitória, informou nesta quinta-feira (2) a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Um software foi instalado em 20 equipamentos e estão diretamente ligados com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). O sistema consegue ler a placa do automóvel, analisar e pesquisar se existe alguma irregularidade.
O Software foi colocado em radares já existentes que fiscalizam avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. Com a novidade, as câmeras desses aparelhos são capazes de captar a imagem das placas dos carros, fazer a leitura dos caracteres e, no mesmo instante, realizar uma varredura na lista de veículos roubados ou furtados arquivada pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest).
Caso a placa seja identificada como a de um automóvel que está na lista, imediatamente um aviso de alerta vermelho chega aos computadores de monitoramento do Ciodes e a unidade de polícia que estiver mais perto é acionada para fazer a abordagem do veículo.
Segundo o secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno, os 32 pontos, entretanto, são apenas o início. Ele disse que o contrato prevê que um total de 287 faixas serão monitoradas em estradas estaduais e outras 265 em ruas e avenidas internas da Região Metropolitana, nesse último caso em radares que ainda serão instalados. “Estamos fazendo convênios com as prefeituras para fazer a implantação nas vias municipais”, explicou.
Por enquanto, as placas inscritas serão apenas de veículos roubados ou furtados, mas é possível fazer o registro de carros com documentação vencida, sem pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “Isso pode acontecer em casos pontuais como uma blitze, por exemplo”, diz Damasceno.
O secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, frisou que esse é um complemento do trabalho que já é feito com o videomonitoramento. “É um pacote de ferramentas que vão aumentar significativamente nossa capacidade de segurança sem que necessariamente a gente precise aumentar o efetivo policial”. Garcia lembra que é importante fazer a ocorrência do veículo roubado nas delegacias, porque na denúncia pelo telefone 190 a placa fica na lista só por três dias.
Sistema
Um software do sistema OCR é instalado nos radares e ele tem acesso à lista negra de placas de carros furtados ou roubados do Prodest. A câmera do radar capta as imagens das placas que são decodificadas e, por meio de fibra ótica ou internet 3G ,o sistema imediatamente verifica se a ela está na lista.
Em segundos o OCR aciona o Ciodes emitindo uma mensagem de alerta vermelho com os dados do carro, se foi roubado ou furtado e por onde ele passou. As unidades de polícia mas próximas são informadas para que seja feita a captura do veículo.
Locais
O sistema já está implantado em radares de 20 pontos. Confira;
Seis na ES 010, Serra:
Dois no km 9,2, em Manguinhos, no sentido Jacaraípe.
Dois no km 9,3, em Manguinhos, no sentido Vitória.
Um no km 1,1, no sentido Jacaraípe.
Um no km 1,1, no sentido Rodovia Norte Sul.
Onze na ES 060, da Terceira Ponte a Guarapari
Três no km 0,2, na Terceira Ponte, sentido Vitória.
Dois no km 3,6, na Avenida Carioca, sentido Vila Velha.
Dois no km 14,1, sentido Guarapari, próximo ao Parque Jacarenema.
Um no km 14,1, em uma via marginal, no sentido Guarapari.
Três no km 25,2, sendo um no sentido Guarapari, outro no vila Velha e um na via marginal.
Dois na ES 471
Um no km 2,43, sentido Avenida Carlos Lindenberg.
Um no km 2,8, sentido Rodovia ES060.
Total
Até o fim do ano, outros 12 pontos receberão o OCR, totalizando 32. Pelos contratos, ao todo serão 287 faixas monitoras em vias estaduais e mais 265 na Região Metropolitana.
Fonte: G1-Espírito Santo