MOTOR

Range Rover Velar custará a partir de R$ 291 mil no Brasil.

Meio-termo entre o Evoque e o Sport, novo SUV de luxo já pode ser reservado.

Em 16/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Land Rover apresentou oficilamente nesta terça-feira (16) o Range Rover Velar no Brasil. Com preços entre R$ 291 mil e R$ 513 mil, o novo SUV de luxo chega para ficar posicionado entre o Evoque e o Sport.

A novidade já pode ser reservada com o motor 3.0 V6, mas as primeiras entregas e vendas começarão apenas em 31 de outubro. A partir desta data também poderão ser reservadas as versões com motor 2.0.

Versões e preços

2.0 turbo a gasolina (250 cv) - R$ 291.000

2.0 turbo a diesel (180 cv) - R$ 311.000

3.0 V6 R-Dynamic S (380 cv) - R$ 383.100

3.0 V6 R-Dynamic SE (380 cv) - R$ 405.400

3.0 V6 R-Dynamic HSE (380 cv) - R$ 445.500

3.0 V6 First Edition (380 cv) - R$ 513.900

Atualmente, o Evoque 2017 tem preços a partir de R$ 228.500, com motor 2.0 a gasolina de 240 cv. Sem opção de motor menor, o Range Rover Sport não custa menos de R$ 370.500, com o mesmo 3.0 V6 de 340 cv.

"É um carro ideal para quem comprou um Evoque há uns 3 anos atrás, mas agora precisam de mais espaço. Antes, eram solteiros, agora eles têm uma família com crianças", disse Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina.

De acordo com o executivo, a novidade deverá "roubar" clientes do Evoque e do Land Rover Discovery Sport, mas "no final das contas será positivo" para a marca britânica - hoje controlada pelo grupo indiano Tata Motors.

O nome vem dos protótipos do Range Rover, primeiro SUV da marca, dos anos 60. Quando os engenheiros precisaram esconder a verdadeira identidade das 26 unidades de pré-produção escolheram o nome derivado do latin "Velare", que significa "cobrir".

Uma das características do desenho do Velar são os faróis de LED bem fininhos. Eles são direcionais e acompanham os movimentos do volante. Na traseira, há saídas de escape duplas e cromadas que se integram ao pára-choque.

As maçanetas são escamoteáveis e se “escondem” na carroceria, também como no F-Type. E não é apenas o design que foi "emprestado" do esportivo. O propulsor 3.0 V6 é o mesmo para os dois modelos.

No Velar, ele empurra o carro da imobilidade aos 100 km/h em 5,7 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). O propulsor entrega 45,8 kgfm de torque.

A transmissão é automática de 8 velocidades, com possibilidade de simular a troca de marchas por borboletas na parte de trás do volante. Todas as versões são equipadas com tração integral nas 4 rodas.

O painel do Velar é bem "limpo", praticamente não há botões. Atrás do volante está uma tela TFT de 12 polegadas, com velocimetro e conta-giros digitais e um computador de bordo.

Entre os sistemas de assistência que o veículo oferece há controle de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, detecção de pedestres e detecção das condições do motorista.

O painel central também abriga o seletor de marchas rotativo. que sobe quando o Velar é ligado

Os bancos dianteiros têm mais de 20 opções de ajustes elétricos com funções de massagem. Haverá mais de 8 opções de acabamento interior que incluem alumínio escovado, fibra de carbono e laca. Elas podem ser combinadas com 6 tipos de revestimentos de banco painel e portas em couro ou em tecido.

Maior que o Evoque

A distância entre-eixos é de 2,87 m: bem maior que a do Evoque (2,66) e inferior à do Range Rover Sport (2,92 m). A capacidade do porta-malas é de 673 litros.

O Velar conta com suspensão a ar que se adapta automaticamente ao solo, prometendo levar o índice de rolagem da carroceria "a quase zero", diz a marca. Além disso, há tração integral e bloqueador ativo de diferencial traseiro.

A capacidade de transposição de trechos alagados é de até 60 centímetros de água.

Novo sistema de entretenimento

Modelo estreia o novo sistema de entretenimento da marca, batizado de "Touch Pro Duo", formado por duas telas de 10 polegadas sensíveis ao toque, com alta resolução.

A tela mais acima é dividida em 3 partes, dedicadas à navegação, áudio e telefone. "As suas funções são

completamente intuitivas como em um tablet ou smartphone", diz a Land Rover.