CIDADE

Ranking ​coloca Vila Velha entre as cidades mais conectadas

Vila Velha classificou-se como a 23ª cidade mais inteligente e conectada de todo Brasil.

Em 21/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Thiago/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Com este desempenho, Vila Velha aumentou seu protagonismo entre os grandes centros urbanos brasileiros, superando  municípios de maior porte, em inovação e gestão inteligente.

Vila Velha deu mais um salto no presente, rumo ao futuro, classificando-se como a 23ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, entre as que possuem população superior a 500 mil habitantes. Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2025, divulgado neste mês de outubro, a nota obtida por Vila Velha foi de 54,63 pontos, resultado que coloca o município no seleto grupo que reúne os principais polos de inovação e desenvolvimento urbano do país.
 
O avanço canela-verde foi expressivo. A cidade subiu nove posições este ano, em comparação a 2024, quando ocupava o 32º lugar no ranking. Com este desempenho, Vila Velha aumentou seu protagonismo entre os grandes centros urbanos brasileiros, superando  municípios de maior porte, em inovação e gestão inteligente.
 
O Ranking Connected Smart Cities 2025 analisou 13 eixos temáticos, tais como governança, meio ambiente, mobilidade, economia, tecnologia, saúde, educação e qualidade de vida, entre outros. Além de Vila Velha, a avaliação também deu destaque a outras cidades capixabas. Cariacica estreou no ranking conquistando a 63ª colocação, enquanto a Serra ficou com o 70º lugar e Cachoeiro de Itapemirim, com a 85ª posição.

“Esse resultado mostra que Vila Velha está vivendo um momento histórico. Estamos construindo uma cidade moderna, tecnológica e conectada, mas sem perder o foco em quem mais importa: as pessoas. Cada avanço que conquistamos é fruto de planejamento, inovação e compromisso com o futuro”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, o estudo passou por uma reformulação em 2025, alinhando-se à visão de cidades sustentáveis, resilientes e inovadoras. A nova metodologia adota indicadores internacionais de normas técnicas envolvendo, também, planejamento e mobilidade urbana.
 
Tendo a inovação como eixo central da transformação das cidades, o Ranking Connected Smart Cities 2025 oferece um diagnóstico completo do estágio de desenvolvimento urbano dos municípios do país e reforça o papel de Vila Velha como líder capixaba em tecnologia, transparência e qualidade de vida.
 
Nos últimos anos, a Prefeitura de Vila Velha conseguiu implementar políticas públicas que traduzem o conceito de cidade inteligente em ações concretas. Entre os destaques, estão: o aplicativo Vila Velha Online, que centraliza serviços municipais na palma da mão; o protocolo digital, que eliminou o uso de papel e agilizou processos administrativos; o agendamento online de consultas e vacinas; o wi-fi gratuito em escolas e praças públicas; e a iluminação pública inteligente, que aumenta a segurança e reduz custos.

“O reconhecimento nacional reafirma que nossa gestão tem trabalhado com seriedade e visão de futuro. Estamos deixando um legado de modernização e eficiência que faz de Vila Velha referência no Espírito Santo e no Brasil”, completou o prefeito. (Semcom/PMVV)

Leia também:

André Carloni recebe mutirão de serviços nesta segunda
Inhanguetá ganha novo Complexo de Lazer com parque
Cachoeiro reforça limpeza na Avenida Jerônimo Ribeiro
Bairro das Laranjeiras: avenida Guarani terá melhorias 
Cariacica lança Planejamento Estratégico para próximos 15 anos

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET