SAÚDE
Recém-nascidos realizam exames na maternidade
São realizados testes do pezinho, olhinho, orelhinha e coraçãozinho
Em 12/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os recém-nascidos da Maternidade de Carapina, na Serra, são submetidos ainda na maternidade aos testes do pezinho, olhinho, orelhinha e um exame que detecta possíveis problemas do coração, o chamado teste do coraçãozinho.
Para a gerente da Maternidade de Carapina, Maria José da Costa Mendes, “a ideia dos testes realizados na maternidade, com o recém-nascido, é a prevenção e detecção precoce de patologias que podem causar problemas futuros de saúde nos bebês e que, se diagnosticados precocemente, podem ter uma evolução muito mais favorável”.
Embora não seja uma exigência legal, o teste do coraçãozinho é realizado em até 48 horas após o nascimento da criança, antes mesmo do recém-nascido receber alta. De acordo com a subsecretária de Saúde, Eida Maria Gonsalves, “o objetivo do exame do coraçãozinho é verificar doenças cardíacas que não são possíveis de detectar no exame físico normal”.
O procedimento é realizado por um aparelho chamado oxímetro de pulso e verifica o nível de oxigênio no sangue do recém-nascido. É colocado um sensor no pulso direito do bebê e um nos pés da criança.
Pezinho
O teste do pezinho é feito para prevenção do hipotireoidismo congênito (causado por falta de hormônio da tireóide) e a fenilcetonúria (determinada pelo acúmulo de fenilalanina, um aminoácido, no organismo), doenças que podem causar deficiência mental, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente. O teste também detecta a presença da anemia falciforme no recém-nascido.
Orelhinha
Três em cada mil recém-nascidos apresentam algum tipo de perda de audição. O teste da orelhinha é indolor e dura, em média, de 5 a 10 minutos e pode ser feito enquanto a criança está dormindo. Coloca-se de um fone de ouvido no bebê. Emitem-se estímulos sonoros e na captação do seu retorno (eco), registra-se no computador o funcionamento do ouvido, produzindo-se um gráfico. Se houver suspeita de problemas, o bebê deverá fazer avaliação com especialista.