MOTOR
Recuperação de energia vira atrativo no setor automobilístico.
O sistema é chamado de Kinetic Energy Recovery System (Kers).
Em 25/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A indústria automobilística segue se reinventando para criar meios de aumentar a eficiência dos veículos e proporcionar uma melhor sensação ao dirigir para os motoristas. Uma das ideias que está em voga atualmente é a recuperação de energia, que além de auxiliar na aceleração, economiza combustível. Com o aumento constante do preço da gasolina, este fator torna-se um atrativo na hora de escolher o carro zero.
Atenta ao cenário que envolve o setor de automóveis, a Audi Center Vitória aposta em versões nesse perfil. Segundo o consultor técnico da concessionária, Jerry Santos, a recuperação de energia é uma tendência. “Esse processo auxilia na conversão da parte da energia desperdiçada nas frenagens em energia de tipos mais úteis, aumentando a potência dos veículos. Na maioria dos carros, a energia em forma de calor é perdida, mas em um veículo equipado com a recuperação de energia isso não acontece", explica.
Esse sistema é chamado de Kinetic Energy Recovery System (Kers), e é usado pela mais popular categoria do automobilismo, a Fórmula 1. "Quando o motorista dirige o veículo nas ruas, ele possui energia cinética. Quando freia, a maior parte dela é convertida em calor, por conta disso os carros rápidos precisam manter seus freios frios. Com o Kers, a cena muda de perspectiva", detalha o consultor técnico.
Tensão do alternador
Um dos veículos que segue essa proposta é o Audi Q3, disponível na Audi Center Vitória. A supermáquina conta com o Kers, sistema em que o aumento da tensão do alternador converte a energia cinética em energia elétrica útil quando o veículo está em descidas ou em processo de frenagem. A energia é utilizada para ajudar o alternador em uma aceleração posterior, economizando até 3% de combustível. O Audi Q3 Attraction, ano 2017, sai a partir de R$ 142.990,00.
Por Jamile Carvalho