MEIO AMBIENTE

Recursos para reflorestamento serão ampliados, diz governo do ES.

Acordo foi assinado com o Bandes para agilizar Programa Reflorestar.

Em 04/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A liberação de recursos para reflorestamento no Espírito Santo será ampliada, após a assinatura de um acordo de cooperação técnica e financeira entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Banco de Desenvolvimento do estado (Bandes), nesta quinta-feira (3).

O objetivo é agilizar o Programa Reflorestar, que pretende recuperar florestas e o solo do estado. Eram 36 contratos, em 2013, e passaram para 1.600 em 2016. Já para 2017, estão previstos mais 1.200 contratos.

A partir da assinatura do acordo, será mais ágil a liberação dos recursos financeiros para a aquisição de insumos como mudas de espécies florestais, material para cercamento e adubo, beneficiando os produtores rurais e o meio ambiente, pois a manutenção das florestas facilita o processo de infiltração no solo, garantindo maior oferta de água.

O acordo tem a finalidade de regular a forma e as condições de atuação da Seama e do Bandes na operacionalização do Reflorestar bem como definir a forma de repasse e gestão dos recursos financeiros e a sua execução.

Fonte: g1-ES