MEIO AMBIENTE

Regência, no ES, recebe shows para reanimar o turismo após lama.

Zé Geraldo toca na Vila, em Linhares.

Em 16/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Vila de Regência, em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, recebe vários shows em todos os fins de semana até o carnaval. A noite de sábado (16) tem como principal atração o músico Zé Geraldo, às 22h.

As praias de Regência e Comboio continuam interditadas devido à mancha de 44 km² de lama de rejeitos da Samarco presente no mar. Os eventos são promovidos pelo Projeto Tamar, que tenta esquentar o turismo na região. O Tamar também promove a soltura de tartarugas toda sexta-feira e sábado.

O diretor da Associação de Moradores de Regência, Carlos Sangália, conta que o evento busca reanimar o turismo na região. "Essa programação vai levantar o turismo no balneário. Estamos com muitas atrações, já há alguns finais de semana. Atrações como bandas locais e nacionais, como o Zé Geraldo, que tem muita relação com o Rio Doce", explica. Na sexta-feira (22), é a vez do grupo Falamansa tocar no balneário, também às 22h.

Pescadores
Os pescadores da Vila de Regência continuam prestando serviço a Samarco, limpando as boias de contenção que estão no rio. O presidente da Associação de Pescadores de Regência, Leoni Carlos, conta que eles ainda não sabem se podem pescar na região.

"O pessoal que está fazendo a pesquisa sobre o peixe não têm uma decisão pra dizer assim pro pescador 'você pode ir pro mar pescar, pode pegar o peixe, pode se alimentar do peixe, pode vender o peixe'. Isso nós não temos. Toda a vida a gente viu um rio bonito, um rio claro. Dava prazer de entrar dentro d'água, tomar um banho, se refrescar. Hoje você chega aí, vai entrar na água e vai se sujar de lama", conta Leoni.

Fonte: G1