CIDADE

Rematrículas nas escolas de Vila Velha começaram hoje (4)

O prazo termina no dia 20 de novembro.

Em 04/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: divulgação/ Felix Falcão

Pais e responsáveis pelos alunos das 101 escolas municipais (das unidades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) precisam ficar atentos. Teve início nesta segunda-feira (4) o período de rematrícula dos estudantes da Rede. O prazo termina no dia 20 de novembro, de acordo com a Portaria nº 30/2019, publicada na edição do Diário Oficial de Vila Velha, de 25 de outubro.

A Portaria nº 30/2019 estabelece normas para processo de cadastro eletrônico, rematrícula, remanejamento, transferência e matrícula nas unidades municipais de Educação Infantil (Umeis), de Ensino Fundamental (Umefs) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todas as unidades da Rede Pública Municipal de Ensino de Vila Velha, para o ano letivo de 2020.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE), informa que a rematrícula assegura ao aluno já inserido na Rede de Ensino de Vila Velha a sua vaga para o ano letivo de 2020, considerando a etapa ou modalidade de ensino em que ele se encontra.

Os pais ou responsáveis terão até o dia 20 de novembro para confirmação de matrícula comparecendo a Unidade de Ensino para assinar a documentação e atualizar os dados relativos ao ano letivo de 2020. Após essa data, caso não ocorra a confirmação da matrícula, a vaga será disponibilizada e o aluno será alocado em outra Escola mais próxima de sua residência, desde que disponha de vaga.  

A Rede Municipal de Educação possui mais de 52 mil alunos distribuídos por 38 Umeis e 63 Umefs. Dezenove escolas administradas pela Prefeitura de Vila Velha ofertam EJA a jovens e adultos.

A Portaria nº 30/2019 pode ser conferida, na íntegra, AQUI. Abaixo do texto está lista completas de documentos necessários para a realização da rematrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Matrículas novas

A realização das matrículas novas nas Umeis (Educação Infantil), pelo cadastro de reserva, poderá ser feita a partir do dia 12 de dezembro. Já as matrículas novas nas Umefs (Ensino Fundamental), também pelo sistema de cadastro de reserva, poderá ser feita a partir de 13 de janeiro.

Atenção: Ingresso no Ensino Médio

Aos alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental, e a 8ª série da modalidade EJA, que ingressarão para o Ensino Médio conforme preconiza a Lei nº 9394/96 no artigo 10, inciso VI, que estudam na Unidade de Ensino da Rede Pública de Vila Velha, ficam as respectivas famílias responsáveis por realizar sua pré-matrícula nas escolas da Rede Pública Estadual, quando menor, e, quando maior, o próprio aluno a fará, conforme ações do processo de organização de matrículas nas escolas estaduais.

Documentos necessários para a rematrícula:

- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Cartão de vacina;
-  Declaração de caderneta de vacinação atualizada para alunos que possuem até 18 anos (Portaria Conjunta SEMSA/SEMED nº 001 de 21 de agosto de 2019);
- Número do cartão do SUS;
- Número do NIS do aluno, caso a família seja beneficiada de recursos financeiros (bolsa família e outros);
- Comprovante original de residência atualizado, (últimos três meses), através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que o comprovem;
- Título de eleitor, certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;
- Laudo médico para os alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
- Foto 3x4, caso não esteja atualizada na escola.

LEIA TAMBÉM

Alunos de escola municipal doam 200kg de alimentos, brinquedos e roupas

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. A frase do escritor tcheco Franz Kafka (falecido em 1924, aos 40 anos) reflete plenamente a ação praticada, nesta quinta-feira (31), por 120 alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Governador Christiano Dias Lopes Filho, do bairro São Conrado.

Sob a coordenação do diretor da escola, Marco Antonio de Jesus Frinhani; da pedagoga Flávia Vidal; e da coordenadora da Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu (Abeca), os estudantes levaram a alegria das 31 crianças assistidas pela coordenadora da Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu (Abeca), Karina Solar, com a doação de 200 quilos de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos.

“Foi apresentado aos alunos um desafio para os alunos do 4º Ano da Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho. A ação foi perfeita e envolveu completamente os alunos e profissionais da escola”, afirmou Flávia.

Os alunos doaram 200 quilos de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos à Abeca, que conta com a atuação de voluntários no cuidado de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que não contam com a presença dos pais em tempo integral (ou em parte do dia) ou de famílias de baixo poder aquisitivo.

Para doar

Quem quiser fazer doações à Abeca pode entrar em contato nos telefones (27) 3244-7312 e (27) 98833-8334 ou no e-mail contato@abecaes.org.br. Também é possível visitar a página da instituição no Facebook.