CENÁRIO EMPREENDEDOR

Resiliência da liderança

"O sucesso de hoje não garante a vitória de amanhã".

Em 29/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O cenário é adverso, a política cambial não ajuda, a carga tributária penaliza cada vez mais, a empresa não vai bem e a competição é cada vez mais forte. Para piorar, a  equipe de colaboradores está totalmente desalinhada com os princípios da empresa, com o processo produtivo e, principalmente com os propósitos dos acionistas.

Sobre eses e outros assuntos, tive a oportunidade de interagir e aprender, na prática, com especialista internacionais em estratégia, inovação e gestão da mudança em cenários competitivos e adversos, no Fórum HSM Gestão & Liderança 2014, que aconteceu no ínício de abril, São Paulo, e aproveito para compartilhar com os nossos leitores, algumas considerações:

Por exemplo, "o sucesso ajuda a permanecer vencedor, mas é preciso ter resiliência!" Esta foi uma das afirmações da professora de Harvard, USA, Rosabeth M. Kanter, em sua palestra. Ela disse ainda que "o sucesso de hoje não garante a vitória de amanhã". Em anos recentes, tal incerteza ganhou caráter de obviedade. Quando menos se espera uma empresa é afetada por uma ruptura que põe fim à vantagem competitiva que vinha cultivando com afinco. O impacto é tamanho que todo um setor pode minguar, como vem acontecendo com os jornais impressos diários, por exemplo".

O detalhe que faz toda diferença entre vencedores e perdedores é a maneira como lidam com o fracasso. Aí está a própria definição de resiliência: a capacidade de se recobrar facilmente ou, em outras palavras, de “sair do buraco”.

Mesmo as empresas líderes têm de se recuperar em algum momento, e elas conseguirão, se seus funcionários forem resilientes. E eles serão, mas somente se se importarem com a causa, se um forte senso de propósito e colaboração os mantiver unidos e motivados para assumirem a responsabilidade de ajudar a companhia a sobreviver.

Perguntada sobre "o que impede a resiliência"? Kanter, respondeu seco e direto: complacência, arrogância e ganância. Ela lembrou que, aqueles que têm desejo ardente e autêntico de servir, e não apenas o narcisismo de querer estar no topo, estão dispostos a renunciar hoje como investimento em uma situação melhor amanhã.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.