EDUCAÇÃO

Resultados do Proerd são apresentados a Comissão de Políticas Sobre Drogas

O Proerd atende alunos da rede pública de ensino de 53 municípios.

Em 13/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta terça-feira (12), o diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, Tenente Coronel Jailson Miranda, que veio apresentar os resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Segundo o Coronel Miranda, o Proerd atende alunos da rede pública de ensino de 53 municípios. O programa foi implatado pelo Estado em 2001 e já atendeu mais de 257 mil crianças. O objetivo é alcançar outras 100 mil nos próximos dois anos.

“O Proerd faz parte de uma política nacional de prevenção às drogas. Aqui no Estado, no início, foi implantado em áreas de grande vulnerabilidade social. Só no bairro da Penha, em Vitória, foram formadas no programa mais de mil crianças. O programa é muito importante, pois envolve a polícia, a escola e a família. Nossa grande conquista é ver que ao final de cada curso, as crianças tenham perspectivas positivas sobre o seu futuro e sabem bem o que fazer para evitar o mundo das drogas”, disse.

Presidente da Comissão, o deputado Marcelo Santos (PMDB) destacou que o Proerd é mais uma importante ferramenta no combate e prevenção ao tráfigo. O parlamentar ainda garantiu que irá atender a solicitação do Coronel Jailson Miranda, que solicitou apoio junto a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), para ampliação do programa em todo Estado.

“Vamos levar mais esta demanda a Senad. Reconheço que o Proerd é um programa essencial na prevenção ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Nesta comissão queremos colaborar para que menos crianças e jovens sigam o tortuoso caminho das drogas que só leva a cadeia ou a morte”, destacou.

O que é o Proerd?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.
 
Fonte: SEDU