CIDADE
Reunião aberta vai debater sobre o Distrito Criativo Prainha
A reunião acontecerá no próximo dia 23, às 19h, no auditório da Prefeitura de Vila Velha.
Em 13/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A reunião vai seguir os protocolos de segurança contra a covid-19, como o uso de máscara obrigatório, disponibilidade de álcool em gel 70%, distanciamento social e público máximo de 50 pessoas no auditório.
No próximo dia 23, às 19h, será realizado no auditório da Prefeitura de Vila Velha uma reunião aberta com a população, para discutir sobre a criação do Distrito Criativo da Prainha, que vai transformar o sítio histórico em foco nacional e internacional, aumentando a geração de emprego e renda da cidade por meio do turismo.
"O Distrito Criativo é um centro geográfico e organizacional de artes e ofertas culturais que, depois que criado, torna-se um atrativo para a criatividade e a inovação, incentivando a cultura, a gastronomia e o artesanato, atraindo clientes e empresas culturais e criativas”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, a história do local também é levada em consideração:
“A herança urbana, costumes e localidades típicas são valorizadas. Isso porque aqueles que já estão na região e quem se insere naquele ambiente confere valor à herança urbana”, pontua.
“A ideia é tornar a Prainha um atrativo para pessoas criativas e promover uma forte sensação de pertencimento aos moradores da região, aumentando a sua qualidade de vida de forma sustentável. Ao se pesquisar sobre cidades criativas, é muito comum encontrar exemplos de revitalizações de áreas urbanas com um centro histórico”, avalia a subsecretária de Turismo, Carla Rezende.
A reunião vai seguir os protocolos de segurança contra a covid-19, como o uso de máscara obrigatório, disponibilidade de álcool em gel 70%, distanciamento social e público máximo de 50 pessoas no auditório.
Rede Cidades Criativas
A partir da criação do Distrito Criativo Prainha, a cidade poderá se candidatar para pertencer à Rede Mundial de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com base em regulamentação própria da instituição e da futura Rede Brasileira de Cidades Criativas, que está sendo criada pelo Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004, contando com apoio da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.
A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio, contribuindo para seu desenvolvimento e para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 246 cidades, de mais de 80 Estados-membros da UNESCO, sendo que o Brasil possui apenas 10 municípios dos 5.470 existentes no país.
Com a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o MTur buscará estimular as localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos, fomentando o turismo local e gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.
Serviço
Distrito Criativo Prainha – Vila Velha
Reunião aberta
Data: 23 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha - Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica.
Leia também:
> Serra inicia eleições para conselheiros e gestores de Saúde
> Projeto Maria da Penha vai à Feira visitará mais 8 bairros
> GGIM: Serra poderá obter a menor taxa de homicídios em 2021
> Prefeitura de Guarapari abre as inscrições para a IX CMAS
> Vila Velha lança o Agosto Dourado nas Unidades de Saúde
> Prefeitura de Serra amplia número de coletores de lixo úmido
> Poluição sonora já gerou 4 mil ocorrências em Vila Velha
> Vitória está de olho nos serviços de energia, água e telefonia
> Prefeitura de Serra realiza limpeza no córrego de Divinópolis
> Saúde: Secretária Thais Cohen destaca combate à pandemia
> Servidores da Educação de Vila Velha recebem treinamento
> Prefeitura orienta sobre retirada de animais das vias públicas
> Serra abre vagas para o curso gratuito em comunicação
> Profissionais da Educação de Vitória poderão receber bônus
> Denúncias: Prefeitura de Vila Velha retoma área ambiental
> Academias populares promovem saúde e qualidade de vida
> Serra distribui 500 cestas proteicas para idosos em abrigos
> Morada da Barra e Ponta da Fruta vão receber CRAS Itinerante
> Prefeitura de Vitória convoca famílias para atualizar CadÚnico
> Prefeitura de Serra realiza ações de combate à pandemia
> Prefeitura de Vitória instala rede de drenagem em Itararé
> GCM recupera veículo com restrição de furto em Vitória
> Lei Maria da Penha completa 15 anos com ações em Vitória
TAGS: PRAINHA | SERVIÇO SOCIAL | POLUIÇÃO | EDUCAÇÃO | DEFESA CIVIL | CIDADE | PROCON | SEGURANÇA