ESPORTE INTERNACIONAL

Ricciardo ameaça, mas Nico vence em Cingapura e tira Hamilton da liderança.

Australiano da RBR se aproxima na última volta, mas não impede vitória do alemão.

Em 18/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Era o 200º GP de Nico Rosberg na Fórmula 1. E o alemão da Mercedes tinha ainda mais motivos para considerar a corrida em Cingapura especial. Soberano no fim de semana, ele largava da pole e tinha a grande chance de ultrapassar o companheiro Lewis Hamilton na tabela de classificação para reassumir a liderança da temporada. Tudo caminhava para uma vitória tranquila no Circuito de Marina Bay, mas uma mudança de estratégia de Daniel Ricciardo, da RBR, deu contornos de tensão às últimas voltas. O australiano fez um pit stop a mais, colocou pneus novos e saiu à caça de de Rosberg. A diferença de 30s virou pó rapidamente. Na última volta, Ricciardo chegou de vez. Mas o alemão manteve a frieza e cruzou a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem, assegurando a vitória. Apático desde os treinos, Hamilton largou em terceiro, chegou a ser ultrapassado por Kimi Raikkonen, da Ferrari, durante a prova, mas recuperou a posição nos boxes e completou o pódio. Restando seis etapas para o fim do campeonato, Rosberg chegou a 273 pontos contra 265 do britânico, revertendo uma desvantagem de dois pontos para uma vantagem de oito, se tornando líder do Mundial de Pilotos. Confira a classificação completa da temporada 2016.

Felipe Massa fez uma prova discreta e terminou em 12º. O veterano da Williams largou em 11º, chegou a figurar na zona de pontuação, mas teve dificuldade em administrar o desgaste dos pneus e acabou zerado. Seu companheiro Valtteri Bottas também não se destacou, só chamou a atenção quando precisou ajeitar o cinto de segurança nos boxes e abandonou. Felipe Nasr, da Sauber, largou em 17º, ganhou algumas posições, mas também não marcou pontos, fechando em 13º. 

Vettel sai de último para 5º e é eleito "Piloto do Dia". Verstappen deixa a desejar

O destaque da prova ficou por conta de Sebastian Vettel. Largando em último depois de ter problemas no treino classificatório de sábado, o alemão da Ferrari protagonizou uma grande corrida de recuperação e terminou em 6º, atrás de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, e à frente de Max Verstappen, da RBR, que havia largado em 4º. Com o desempenho, o tetracampeão foi eleito "Piloto do Dia", em enquete feita pela F1. Outro momento interessante foi a briga entre Daniil Kvyat e Max Verstappen. Rebaixado da RBR para a STR para dar lugar ao holandês, o russo fez jogo duro e não permitiu a ultrapassagem na pista, perdendo a posição para o algoz nos boxes. Apesar do resulta aquém, Max ainda protagonizou boas disputas, primeiro com um "drible" Sergio Pérez e, depois, com uma ultrapassagem sobre Fernando Alonso.

Acidente de Hulkenberg na largada e susto de fiscal

A corrida ainda foi marcada por um acidente com Nico Hulkenberg na largada em plena reta, provocando a entrada do safety car. Na relargada, outro susto: um fiscal de prova ainda tirava detritos da pista e precisou correr para não ser pego pelos carros que cruzavam a pista em alta velocidade. A próxima etapa é dia 2 de outubro, na Malásia. Confira o calendário.

Resultado do gp de cingapura

Resultado do GP de Cingapura de 2016 (Foto: Divulgação)Resultado do GP de Cingapura de 2016 (Foto: Divulgação)

Classificação da temporada 2016

Classificação da temporada 2016 da Fórmula 1 após o GP de Cingapura (Foto: Divulgação)

Como foi a corrida

LARGADA - O pole position Nico Rosberg largou com segurança e segurou a ponta, seguido por Ricciardo e Hamilton, que também mantiveram-se em suas posições. Partindo de 4º, Verstappen demorou a arrancar e caiu para 8º, sendo superado por Raikkonen, Alonso, Sainz e Kvyat. Ao desviar da RBR do holandês, o espanhol da STR acabou imprensando e tocando em Hulkenberg, que rodou em plena reta e bateu no muro. Felipe Massa aproveitou a confusão e subiu de 11º para 9º. Nasr ganhou uma posição e foi para 17º. Na confusão da largada, Bottas furou um pneu e Button quebrou a asa dianteira, ambos precisando ir para os boxes.


3/61 - O acidente de Hulk provocou a entrada do safety car. Após o carro da Force India ser retirado, a corrida foi retomada na 3ª volta. A direção de prova se precipitou e autorizou a relargada enquanto um fiscal tirava detritos da pista, colocando a segurança do funcionário em risco. O homem saiu correndo enquanto os carros se aproximavam em alta velocidade.

5/61 - Partindo da 21ª e última colocação e de pneus macios (faixa amarela), Vettel vinha escalando o pelotão e, em poucas voltas, já aparecia em 15º.

7/61 - Em 7º, Carlos Sainz recebeu uma bandeira preta e laranja da direção de prova, sendo obrigado a ir aos boxes para retirar um pedaço do defletor lateral de seu carro, que estava pendurado.

10/61 - Em dez voltas, o líder Rosberg abriu 5s de vantagem para Ricciardo que, por sua vez, abriu 2s5 para Hamilton. Em 4º, Raikkonen tentava não perder contado com o britânico da Mercedes.

12/61 - Esteban Ocon foi punido com 5s (possível de ser cumprido após um pit stop) por fazer ultrapassagem durante safety car.

15/61 - Vettel passou Nasr e subiu para 11º. E com o início dos pit stops, na 15ª volta, o alemão entrou na zona de pontuação.

16 a 18/61 - Na primeira rodada de pit stops, Rosberg perdeu tempo nos boxes, devido a demora na fixação do pneu direito. Mesmo assim, o alemão se manteve na liderança, seguido por Ricciardo, Hamilton e Raikkonen. As equipes de ponta adotaram estratégias diferentes. Enquanto a dupla da Mercedes trocou os ultramacios (roxos) pelos macios (amarelos), os pilotos da RBR colocaram mais um jogo de supermacios (vermelhos). Raikkonen trocou os ultramacios (roxos) pelos supermacios (vermelhos). Com estratégias diferentes de corridas, Pérez e Vettel não haviam parado nos boxes ainda, e apareciam em quinto e sexto. Massa era o 10º e Nasr, o 12º.

20/61 - Kvyat e Verstappen, que trocaram de equipe no meio da temporada, passaram a protagonizar um duelo de tirar o fôlego. A disputa valia muito mais que a 8ª colocação. Rebaixado da RBR para a STR para dar lugar ao holandês, o russo não queria, de jeito nenhum, deixar seu algoz passá-lo na pista. Verstappen tentou diversas vezes, mas Kvyat fez jogo duro - e limpo - e segurou a posição.

Globo Esporte