POLÍTICA NACIONAL
Rigoni abre edital de emendas de R$ 12 milhões para projetos
Serão recursos destinados para projetos escolhidos pela própria população.
Em 02/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Essa é a segunda vez que o parlamentar desenvolve o processo. Os vencedores serão definidos por votação popular.
As inscrições para o Edital de Emendas Parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni já estão abertas e ficam disponíveis até o dia 13 de julho. Serão R$ 12 milhões destinados para projetos apresentados e escolhidos pela própria população. Em 2019, mais de 22 mil pessoas participaram das votações.
Quem pode participar?
Podem inscrever propostas organismos da administração pública direta e indireta que atuem em qualquer município capixaba, tais como secretarias, prefeituras, fundações públicas e instituições federais de ensino. Organizações da sociedade civil também são elegíveis, desde que atuantes no Espírito Santo.
O Edital contempla oito áreas de atuação. São elas: Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança Pública; Indústria, Comércio e Micro e Pequenas Empresas; Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Agrário; Saneamento Básico; Ciência e Tecnologia.
Etapas de seleção
O processo é formado por quatro etapas. A primeira é marcada pelas inscrições que devem ser realizadas no site Prosas (clique aqui). Na segunda parte, todas as propostas serão analisadas pelo gabinete do parlamentar, obedecendo critérios de sustentabilidade, impacto e qualidade.
A terceira fase trata-se de uma análise feita por um conselho de especialistas, presidido pelo deputado federal Felipe Rigoni. Por fim, os projetos que forem selecionados avançam para etapa de votação popular, através de um aplicativo, que ainda será disponibilizado.
“Essa é a segunda vez que realizamos o Edital de Emendas. No ano passado, recebemos inscrições de 550 projetos. No fim, 16 foram contemplados. O Edital é uma maneira democrática para disponibilizar os recursos. Nada mais justo do que dar as pessoas o poder de decidir onde cada valor será aplicado. Nosso mandato é pautado na participação popular” disse, Rigoni. (Por Cilio Rodrigues)