TEMAS GERAIS

Rio recolhe 68 toneladas de lixo no segundo turno das eleições

Programa Lixo Zero esteve nas ruas com 102 equipes, formadas por um agente de fiscalização e um guarda municipal

Em 27/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) retirou durante todo o domingo (26) do segundo turno das eleições, 68 toneladas de lixo eleitoral, bem menos do que no primeiro turno, quando foram retiradas das ruas do Rio cinco vezes mais entulho, santinhos de candidatos e bandeirolas. A cidade no segundo turno da eleição ficou bem mais limpa, sem aquele aspecto de sujeira, quando santinhos de candidatos, principalmente a deputados federais e estaduais, foram espalhados por todos os bairros do Rio.

Os  garis da empresa  intensificaram os trabalhos de limpeza para a remoção do lixo em diversas ruas da cidade. O serviço começou às 7h de domingo, sendo reforçado antes e após o término da votação, continuando na manhã de hoje (27). Foram destacados 2.600 garis, que tiveram o apoio de 244 veículos. Ao fim da operação, foram removidas 68 toneladas de lixo eleitoral. No primeiro turno da eleição, a Comlurb retirou das ruas 350 toneladas de resíduos, totalizando 418 toneladas nos dois turnos das eleições.

A companhia colocou à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma equipe de garis e caminhões, que, sob orientação da Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do tribunal, vinha retirando cartazes, placas e outras peças que foram colocadas nas vias públicas de forma irregular no período das 22h às 6h, desde o início da campanha eleitoral.

A fiscalização do Programa Lixo Zero esteve nas ruas com 102 equipes, formadas por um agente de fiscalização e um guarda municipal, que autuaram 42 pessoas. No primeiro turno, 111 pessoas foram multadas, totalizando 153 autuações.

Fonte: Agência Brasil