CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Robôs e inteligência artificial no combate aos vazamentos de água

A Cesan vai implementa robôs e inteligência artificial para combater vazamentos de água.

Em 11/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgção/Secom/Governo do Espírito Santo

O serviço de incorporação de robôs e inteligência artificial na estratégia de combate aos vazamentos na Grande Vitória tem o objetivo de atuar na recuperação, substituição e implantação de novas redes de água, adotando tecnologia de ponta.


Siga o Portal de Notícias CCNEWSBRASIL no Instagram, e concorre a ingressos para o Show da Banda Timbalada.

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) inova e dá um salto tecnológico ao anunciar a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos na Grande Vitória. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), pelo governador Renato Casagrande e o presidente da Companhia, Munir Abud. Na ocasião foi feita uma demonstração de como será a operação.

O serviço tem o objetivo de atuar na recuperação, substituição e implantação de novas redes de água, adotando tecnologia de ponta. Essa modernização inclui métodos não destrutivos e o emprego de inteligência artificial na detecção e resolução de vazamentos. Um investimento de cerca de R$ 145 milhões que entra em operação já nos próximos dias.

"São as tecnologias mais avançadas do mundo, destinadas à redução de perdas e ao aumento da vida útil do sistema. Cada metodologia é designada para casos específicos, mas todas com o objetivo de ter uma execução mais rápida, menos poluidora, com menor transtorno à população e melhor custo-benefício", salientou o governador Renato Casagrande.

Além de minimizar os impactos nas obras de implantação ou substituição de redes, a Cesan tem como meta reduzir o tempo de execução e o custo operacional desses serviços. Os gastos com manutenção de redes representam o terceiro maior custo operacional da empresa, alcançando aproximadamente R$ 40 milhões por ano.

O presidente da Cesan, Munir Abud, destacou que o Espírito Santo sai à frente nesse avanço, dando um passo importante em direção à modernização e eficiência das operações da Companhia.

“Atualmente, apenas São Paulo, Fortaleza, Bahia, João Pessoa e o Distrito Federal utilizam essa tecnologia. É um passo importante que estamos dando em direção à modernização e eficiência das operações da Cesan, promovendo benefícios diretos para a população ao minimizar transtornos, reduzir custos e agilizar as intervenções nos sistemas de água e esgoto da região”, disse.

A empresa gerencia mais de nove milhões de metros de redes de água e mais de quatro milhões de metros de redes de esgoto em 53 municípios no Espírito Santo, tornando-se um ambiente propício para a implementação da tecnologia não destrutiva na substituição e instalação de novas redes.

Esses novos métodos serão aplicados em áreas de grande movimentação veicular, onde bloquear o trânsito é complexo, como nas avenidas Vitória, Serafim Derenzi, Reta da Penha, entre outras. A implantação será estendida por toda a Grande Vitória, região que concentra o maior número de pessoas atendidas e a maior extensão de redes de grande porte da companhia. (As informações são do Governo/Cesan)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Vila Velha entre as cidades que irão à Expo World Congress
Debate inovações tecnológicas nesta segunda(30) em Vila Velha
Motorola revela telefone dobrável que se ajusta no pulso
"Conexão Ciência ES" debate futuro da tecnologia em Vila Velha
Conexão Ciência ES: VV vira polo de conhecimento e inovação
Prefeitura de Vila Velha faz parceria com Receita Federal
Inscrições abertas para evento de inovação no Sesc Glória, dia 05
A ascensão e queda da substância LK-99 que paralisou a internet
Caminhão escola 5G Truck mostra a transformação digital

TAGS:
TECNOLOGIA | ROBÔS | CESAN | INOVAÇÃO | VAZAMENTOS | ÁGUA