CIDADE
Rodney abre oficialmente a programação da campanha Outubro Rosa.
Um dos desafios é conscientizar as mulheres com mais de 50 anos.
Em 01/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na manhã desta quinta-feira (01), teve início a campanha Outubro Rosa em Vila Velha. A abertura do evento, que foi realizado na Secretaria de Saúde, foi feita pela Secretária de Saúde, Andreia Passamani e pelo Prefeito da cidade, Rodney Miranda. Estavam presentes funcionários da saúde e pacientes que realizaram as primeiras mamografias da campanha.
“Ao longo de todo o ano disponibilizamos exames citopatológicos e mamografia. No entanto, neste mês de outubro aumentamos a oferta dos exames, podendo aumentar esse número de atendimento dependendo da demanda para atender o número suficiente de pacientes que buscam a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero", disse o prefeito Rodney Miranda.
A Secretária falou sobre a importância do Outubro Rosa: “É um momento de promoção e prevenção em saúde. Momento de ganhar expectativa e qualidade de vida. Temos muitos desafios nessa área, um deles é trazer a mulher com mais de 50 anos para cuidar da sua saúde”, disse.
Andreia também falou que esse mês será inteiro dedicado as mulheres, todas as Unidades de Saúde farão ações voltadas para esse público, além do Consultório Itinerante, que estará captando as mulheres, nos bairros de difícil acesso e encaminhando para o serviço de saúde.
A programação - São diversas ações, todas voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. As 18 Unidades de Saúde do município estão oferecendo serviços e atividades voltadas para a prevenção desses dois tipos de câncer durante todo o mês, além de colherem exame citopatológico (preventivos). Serão, em média, 5000 exames disponibilizados.
O Centro de Especialidades Médicas (Cemas) também está envolvido, e nele serão realizadas até 1800 mamografias este mês. O Consultório Itinerante de Saúde da Mulher, vai para as ruas amanhã para captar pacientes e encaminhar para realização dos exames (citopatológico e mamografia).
O consultório Itinerante de Saúde da Mulher
Vai promover a:
- Realização de exames de Mamografia para rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos;
- Oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis com aconselhamento pré-teste e pós-teste (nos casos de exames positivos, é feito um encaminhamento para paro o Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA);
- Agendamentos referentes a coleta dos Exames Preventivos - faixa etária preconizada de 25 a 64 anos;
- Aferição de pressão e glicemia;
- Orientações sobre Sífilis para usuárias gestantes;
- Orientações de saúde com distribuição de preservativos e materiais informativos.
Fonte:PMVV