POLÍTICA CAPIXABA
Roger Molina participa de fórum no ES.
Objetivo é proporcionar um debate moderno sobre desenvolvimento do país.
Em 03/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O senador boliviano Roger Molina chegou ao Espírito Santo para participar do 2º Fórum Liberdade e Democracia, nesta segunda-feira (3), em Vitória. Segundo a organização, o objetivo é proporcionar um debate moderno e distante dos velhos costumes ideológicos sobre o desenvolvimento do país. O encontro é aberto ao público e tem a expectativa de reunir cerca de 600 pessoas, entre empresários, estudantes, professores e políticos de todo o país.
Molina chegou ao Brasil em agosto de 2013, depois de viver mais de um ano asilado na embaixada brasileira em La Paz, onde se refugiou em 28 de maio de 2012. O parlamentar alega perseguição política do governo de Evo Morales e afirma que processos foram instaurados contra ele depois que o senador fez denúncias de corrupção contra o governador de Pando e entregou informes reservados a Evo sobre supostas ligações de autoridades com o narcotráfico.
O governo Morales responsabiliza o senador por casos de corrupção e desvio de verbas federais como governador de Pando e diretor da Zona Franca de Cobija (2000), onde teria utilizado irregularmente recursos da Universidade Amazônica de Pando.
Além de Molina, participam do encontro o economista e colunista da Revista Veja, Rodrigo Constantino, o colunista do jornal O Globo, Marcelo Madureira, o senador capixaba, Ricardo Ferraço, o diplomata brasileiro, Eduardo Saboia e o fundador da Localiza, Salim Mattar. O evento vai ser realizado no Vitória Grand Hall, no bairro Santa Luiza.
O tema principal das palestras e painéis de debate no evento vai ser 'Brasil pós-2014: propostas para um novo ciclo'. Serão realizados, no total, três painéis em torno do assunto central.
O primeiro vai ser 'Cenários políticos para o novo ciclo', que tem o objetivo de desenhar propostas para a nova estrutura política do país após as eleições 2014. O segundo será "Vinte anos do Plano Real: o que fazer para não perder o que foi construído?".
A ideia é apontar propostas para retorno do crescimento da economia do país. E, finalizando, o terceiro painel terá como questão a "Política externa brasileira e a relação com a América Latina", que possibilitará uma análise de como o Brasil conduz suas relações no âmbito internacional, além de observar o cenário político, econômico e social nos diversos países da América Latina, principalmente.
Serviço
2º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória
Quando: segunda-feira (3), das 14h às 20h
Local: Vitória Grand Hall, na rua Doutor João Carlos de Souza, s/nº - Santa Luiza - Vitória
Inscrições já foram encerradas.
Fonte: G1-Espírito Santo