ESPORTE INTERNACIONAL

Roma tenta um novo milagre para voltar à final da Liga

Italianos esperam outra noite abençoada para despachar o egípcio do Liverpool.

Em 02/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mohamed Salah entrará em um Estádio Olímpico com 70 mil torcedores certos de que um novo milagre é possível. Depois de reverter a vantagem de três gols do Barcelona nas quartas de final, a Roma terá o desafio de neutralizar o egípcio para repetir a dose contra o Liverpool e chegar à final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. No primeiro jogo, vitória dos ingleses por 5 a 2.

Além de precisar vencer e marcar pelo menos três gols, a Roma tentará parar o poderoso ataque do Liverpool: são 38 gols em 11 jogos nesta edição de Liga dos Campeões. Depois de 11 anos fora de uma final, os Reds não pretendem deixar a chance escapar. Segundo o técnico Jurgen Klopp, seu time brigará por seus sonhos no Estádio Olímpico.

– Eu nunca joguei aqui, vamos ver amanhã (quarta). Nós não somos o Chelsea, nós não somos o Barcelona. Nós vencemos o Spartak Moscou por 7 a 0 em Anfield, o que isso significa? Nada – destacou Klopp.

-Nós estamos em uma situação muito melhor do que eu imaginava antes do confronto, essa é a verdade.

Do outro lado, o técnico da Roma, Eusebio di Francesco, reconhece a dificuldade de repetir a atuação perfeita contra o Barcelona, mas espera uma mentalidade vencedora da equipe. A expectativa dos italianos por uma nova final da Liga é ainda mais longa: lá se vão 34 anos desde a única final da equipe na competição e de um vice-campeonato dolorido nos pênaltis. O rival? Justamente o Liverpool. Justamente no Estádio Olímpico.

– Nós temos que acreditar e com essa mentalidade, com os torcedores e a paixão que envolve este time, tentar outro milagre – ressaltou o técnico italiano.

Ele deposita no atacante bósnio Dzeko a confiança para o papel de protagonista nesta quarta-feira.

– Espero que, como o Salah no primeiro jogo, ele seja determinante em uma virada no jogo de volta. Eu passo esta responsabilidade para ele porque um jogador com as suas qualidades e seu potencial pode ter essa responsabilidade.

TRIO INFERNAL

O trio matador do Liverpool: Salah, Firmino e Mané fizeram, juntos, 28 gols na Liga dos Campeões. A equipe fez 38 no total.

Com menos holofotes que o companheiro egípcio, Roberto Firmino participou de 17 gols na temporda - ele balançou a rede 10 vezes e deu 7 assistências. O ataque dO Liverpool é o melhor de uma equipe inglesa em Liga dos Campeões. Os Reds somam 38 gols na competição, com ma divisão equilibrada entre os seus três atacantes: Salah e Firmino com 10 e Mané, 8. O comandante comemora o espírito de equipe do trio ofensivo.

 

– Todo mundo tem seu papel no campo. Salah é um atacante e ele sabe que tem que ajudar na defesa. Mané ajuda, Firmino costuma empurrar o Salah para frente durante os jogos. É uma distribuição de funções. Se você defender com dez, isso não significa que você deve ter dez jogadores no seu próprio campo. Devemos estar prontos para sempre para recomeçar e é por isso que mudamos o sistema de jogo com a situação. Ele (Salah) não está muito envolvido na defesa, mas tem companheiros que compensam isso – analisou Klopp.

No que parece o seu auge, aos 25 anos, Salah marcou 43 gols na temporada e até levou os dirigentes do time rival a explicarem sua saída do time italiano na última temporada. Em junho de 2017, o egípcio deixou a Roma e assinou com o Liverpool por 42 milhões de euros.

SALAH X CR7?

Mohamed Salah está a um jogo de medir forças com o atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. Depois de 10 anos da supremacia CR7/Messi, o egípcio surge como candidato a desbancar a dupla. Se o Liverpool confirmar a excelente vantagem conseguida em casa ao vencer por 5 a 2, o atacante ficará frente a frente com o português - o atual melhor do mundo e avassalador em Liga dos Campeões - no próximo dia 26 de maio.

 

Mesmo com a Copa do Mundo neste ano e as diversas possibilidades, ninguém arriscaria dizer que o surpreendente atacante está fora do páreo. Nem mesmo o goleiro rival de Salah nesta quarta.

– Messi é o jogador mais forte contra quem joguei, mas agora Mo (Salah) está como o argentino. Com a temporada que está fazendo, pode entrar na lista para a Bola de Ouro. Ou ao menos chegar entre os três primeiros – opinou Alisson, em entrevista ao jornal "Gazzetta dello Sport".

Roma fez campanha e pediu aos torcedores para colorir a cidade com as cores do clube. Confiança emg alta para um novo milagre

HISTÓRICO A FAVOR DO LIVERPOOL

O time inglês nunca perdeu para a Roma na Champions League. Nos três confrontos antes do jogo de ida deste ano, venceu um e empatou dois, um deles a final de 1984 (1 a 1), com a conquista do Liverpool por 4 a 2 na disputa pênaltis, no mesmo Estádio Olímpico. A equipe italiana, no entanto, é a única que ainda não sofreu gol em casa nesta temporada da Liga dos Campeões.

  • 1983/84, Final (Roma)
    Roma 1 (2) x (4) 1 Liverpool
  • 2001/02 , fase de grupos
    Roma 0 x 0 Liverpool
    Liverpool 2 x 0 Roma

PREOCUPAÇÃO FORA DE CAMPO

A segurança na capital italiana está reforçada para a semifinal. Na semana passada, episódios de violência marcaram a primeira partida, e um torcedor irlandês do Liverpool continua em estado grave. Cerca de cinco mil torcedores do time inglês são esperados no estádio. O técnico Jurgen Klopp falou sobre as tensões durante a entrevista coletiva na terça-feira.

– Acho que todos nós temos a mesma opinião que a única luta em um jogo de futebol é dentro de campo. Espero que depois de uma semana falando muito sobre isso, espero que Sean Cox e sua família sintam o nosso apoio. Mas eu realmente espero que todos tenham entendido que amanhã é sobre um jogo nesta cidade maravilhosa, com tempo bom, que todos possam caminhar até o estádio, esperar ansiosamente por um jogo de futebol intenso, fantástico e muito importante.

Roma x Liverpool

Local: Estádio Olímpico de Roma
Horário: 15h45 (de Brasília)
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (a partir de 14h30 no site)

Roma: Alisson; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; Nainggolan, De Rossi, Pellegrini; Schick, Džeko, El Shaarawy
Técnico: Eusebio Di Francesco

Liverpool: Karius; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Henderson, Milner; Salah, Firmino, Mané
Técnico: Jurgen Klopp