CIDADE

Romaria dos Homens provoca alterações no trânsito em Vitória

Evento começa no Centro e, devido ao número de romeiros, demanda alterações no trânsito

Em 01/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Thiago Soares/ Procissão Fotográfica

A imagem de Nossa Senhora da Penha seguirá de carro pelas ruas do Centro, partindo da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco, depois embaixo do Viaduto Caramuru até a Rua Cais São Francisco.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Romaria dos Homens faz parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e neste ano será no próximo dia 6, na noite de sábado. Tradicionalmente, o evento começa no Centro de Vitória e, devido ao grande número de romeiros, demanda alterações no trânsito para segurança dos fiéis e mobilidade de motoristas.

>> PMC mantém limpeza com diferentes frentes de trabalho

De acordo com o alinhamento da Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot), a primeira intervenção será um dia antes, às 23 horas da sexta-feira (5). A rua José Marcelino ao redor da Catedral Metropolitana, ponto turístico da Capital e onde haverá missa às 18 horas, será totalmente interditada.

Já no sábado, às 14 horas, será interditado o trecho da Rua Professor Baltazar que cruza com a Rua Doutor José Benjamim Costa até a Rua José Marcelino. Desse modo, o acesso de carros ou motos nas vias ao redor da Catedral não será permitido. O fluxo será direcionado à Rua Dionísio Rosendo (Rua da Associação dos Funcionários Públicos).

A partir das 18h30, a intervenção será na Avenida Jerônimo Monteiro, que tem mão única no sentido Centro-Cariacica. Ela ficará fechada para a reunião de fiéis em frente ao Palácio Anchieta, onde haverá concentração de romeiros para ir ao encontro da imagem da padroeira. A Romaria dos Homens tem previsão de início às 19 horas. Os acessos à Avenida República e Rua General Osório também serão fechados.

"Orientamos os motoristas a evitarem o Centro de Vitória, no sentido Cariacica ou Vila Velha, a partir das 18 horas. A sugestão é que passem pela Terceira Ponte para ir à Vila Velha ou pela Rodovia do Contorno para irem à Cariacica", observou Brunno Xavier, gerente da Gpot. 

Trajeto

A imagem de Nossa Senhora da Penha seguirá de carro pelas ruas do Centro, partindo da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco, depois embaixo do Viaduto Caramuru até a Rua Cais São Francisco.

A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, na Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo, depois Avenida Duarte Lemos, até chegar na Rua Pedro Nolasco, já em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha.

"Todo o trajeto da romaria terá interdições provisórias de trânsito. Ou seja, enquanto a imagem e os romeiros estiverem realizando o percurso, as equipes da Guarda de Vitória estarão dispostas em pontos estratégicos para fazer as intervenções necessárias", observou Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft).

A expectativa é que o trânsito volte a fluir normalmente na região a partir das 22 horas. Vale lembrar que a Festa da Penha é a terceira maior festa religiosa do Brasil e que envolve milhares de fiéis em suas comemorações em nome de Nossa Senhora da Penha. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
PMC mantém limpeza com diferentes frentes de trabalho
PML: Saae finaliza obra de instalação de nova tubulação
PMV entrega novo campo de grama sintética em Resistência
Após temporal, Prefitura de Vitória atua na limpeza da cidade
PMV cria Subsecretaria da Mulher e Gerência de Proteção
Procon de Cachoeiro orienta sobre Mutirão de Negociação
Prefeitura de Vila Velha fará coleta seletiva nas romarias
Vila Velha inaugura uma nova escola de Educação Infantil
PMC leva força-tarefa para município atingido pelas chuvas

TAGS:
ROMARIA | HOMENS | ALTERAÇÕES | VITÓRIA | TRÂNSITO