CIDADE
Romu de Vitória recebe primeiro uniforme oficial do GCMV
Romu recebeu o primeiro uniforme oficial do grupamento especial da Guarda Civil de Vitória
Em 26/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Romu é a unidade especializada da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), e dentre suas variadas atribuições, são contempladas ações de natureza especial e tática.
A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) recebeu o primeiro uniforme oficial do grupamento especial da Guarda Civil de Vitória (GCMV), no início da tarde de segunda-feira (25), em solenidade realizada na Sala de Reuniões do prefeito.
A Romu é a unidade especializada da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), e dentre suas variadas atribuições, são contempladas ações de natureza especial e tática.
Este cenário impõe aos agentes o uso de equipamentos e armamentos diferenciados.
O uniforme tático é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) do operador de segurança pública, e este novo uniforme garante melhor conforto térmico, aumentando a eficiência e concentração em patrulhamentos táticos.
Foto: Leonardo Silveira/PMV
A camuflagem digital urbana permite melhor segurança em progressão em locais de alto risco, joelheiras asseguram segurança e conforto em posições heterodoxas de tiro, e destacam os chamados Romunianos, do efetivo comum, trazendo maior motivação ao efetivo, permitindo um trabalho de melhor qualidade entregue ao cidadão capixaba.
"Para nós é um prestígio realizar essa entrega. É fruto do trabalho de vocês, do empenho nesses 10 meses de gestão. Vocês já se tornaram referência! As demandas que não existiam, hoje existem. As pessoas querem o trabalho da Guarda Municipal, da Romu, é reflexo do trabalho que tem sido reconhecido, sem aumentar o efetivo. Isso é gestão, planejamento, preparação", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
O novo comandante da GCMV, Fábio Rebello Alves, foi apresentado.
"Ao longo desses 13 anos que tenho na Guarda, desenvolvemos diversos serviços, e antes do início da gestão, apresentamos projetos ao secretário Ícaro Ruginski e ao prefeito Lorenzo Pazolini, dentre eles o canil, a Romu e a Gerência de Inteligência. Temos outros que pensamos e queremos levar à frente para essa instituição de segurança. Com essa mudança de filosofia na Guarda, conseguimos atuar em todas as regiões do município. Hoje, conseguimos dar apoio à toda população de Vitória", disse.
"Essa é mais uma entrega importante que estamos fazendo. A Romu tem desempenhado um papel importante para a população. Com desempenho e comprometimento com a cidade, o grupamento hoje recebe mais um equipamento para que o efetivo possa continuar alcançando grandes resultados", aponta o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.
Força-Tarefa
A partir de dezembro, os grupamentos de Proteção Comunitária e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), vão participar de uma Força-Tarefa da Polícia Federal. Essa é uma participação pioneira entre as guardas municipais brasileiras, tendo Vitória como estreante para combater o crime organizado, fruto do investimento e da capacitação dada pela atual gestão.
Para realizar as ações, dois agentes foram escolhidos para um curso com a Drug Enforcement Administration (DEA), a agência de narcóticos norte-americana que já foi responsável pelos casos de pessoas como Pablo Escobar, retratado na série Narcos, da Netflix, por exemplo.
Romu
A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em Vitória foi criada na atual gestão e se formou no dia 22 de julho. É um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.
Foto: Leonardo Silveira/PMV
A equipe fica instalada na base de Goiabeiras. No local, monta as estratégias para o patrulhamento, divisão de guarnições e avaliações do que tem sido feito na semana.
Com a criação da Romu, a GCMV passou a ter autonomia para dar cursos práticos aos agentes de Vitória e de outros municípios, como está acontecendo neste semestre com a primeira turma de Cariacica.
Os agentes da Romu já realizaram diversas prisões, cumprimentos de mandado, e ações integradas com o grupamento de Trânsito e as polícias Civil e Militar. (Secom/PMV)
Leia também:
> Aracruz vai ter a instalação de uma Estação Meteorológica
> Vila Velha faz manutenção de ruas com novo calçamento
> Assistência Social realiza ação em Vila Velha nesta terça (26)
> Prefeitura de Vitória vai instalar guarda corpo em Camburi
> Prefeitura de Serra vai fomentar o esporte no município
> Outubro Rosa: Saúde de Vitória tem serviços para mulheres
> Pazolini lança novo marco regulatório para licença ambiental
> Prefeitura da Serra vai distribuir absorventes íntimo de graça
> Prefeitura de Guarapari realiza mutirão de negociação de dívida
> Prefeitura de Serra tem eventos especiais na Semana do Idoso
TAGS: VITÓRIA | ROMU | GUARDA CIVIL | UNIFORME | FORÇA-TAREFA