MOTOR
Royal Enfield chega ao Brasil com 3 motos de média cilindrada com visual retrô.
Marca de origem britânica especializada em motos clássicas inaugura subsidiária no Brasil.
Em 18/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A centenária fabricante de motos Royal Enfield vai começar sua operação no Brasil na última semana deste mês, com a inauguração de uma loja em São Paulo. O G1 apurou que os primeiros modelos a chegarem, todos importados da Índia, são: Bullet, Classic e Continental GT.
“Vamos apostar em uma faixa de segmento pouco explorada no Brasil”, disse Arun Gopal, diretor de negócios internacionais da empresa.
Especializada em motos com visual clássico, a empresa atua em uma cilindrada com poucas opções no Brasil: a de motores de 500 cc. A Honda é uma que tem participação com a sua família CB 500, mas são motos com "cara" mais moderna.
Chegada ao Brasil
Até 2015, as motos da marca britânica eram vendidas por um importador local. Agora, a empresa controlada atualmente pela indiana Eicher Motors começa a operar oficialmente no mercado brasileiro com uma subsidiária local, em plena crise nas vendas de motos em geral.
“Acreditamos muito no Brasil, sabemos que uma hora o mercado vai retomar”, afirma Arun Gopal.
A loja será aberta na semana do dia 24, na região do Ibirapuera. No comando da concessionária estão os irmãos Raul Fernandes Jr. e Maurício Fernandes, que já trabalham com lojas de BMW e Triumph.
"Justamente nestes momentos (de crise) surgem nova oportunidades, e acreditamos muito neste nicho de motos clássicas. E também porque serão produtos acessíveis", explica Raul Fernandes Jr.
Os preços só serão revelados na próxima quinta-feira (20), quando ocorrerá a apresentação oficial da empresa no país.
Conheça os modelos
Classic 500
Modelo adota um visual bem clássico e possui apenas assento para o motociclista. Seu motor é de 1 cilindro e 499 cc, com injeção eletrônica, e rende 27,2 cavalos em números de desempenho divulgados na Índia. As rodas são de 19 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira. Seu peso total é de 194 kg, para um tanque de 13,5 litros.
- Motor 499 cc e 1 cilindro
- Injeção eletrônica
- Refrigerado a ar
- 27,2 cavalos de potência
- 4,21 kgfm de torque
- 5 marchas
- Partida elétrica e pedal
- 195 kg
- Tanque de 13,5 litros
Bullet 500
Esse modelo é considerado a moto em produção mais antiga da história, com a fabricação iniciada em 1931. O motor é o mesmo da Classic e também possui rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira. O peso também é de 194 kg, para um tanque de 13,5 litros.
- Motor 499 cc e 1 cilindro
- Injeção eletrônica
- Refrigerado a ar
- 27,2 cavalos de potência
- 4,21 kgfm de torque
- 5 marchas
- Partida elétrica e pedal
- 195 kg
- Tanque de 13,5 litros
Continental GT
A Continetal GT é a mais moderna da linha, mas também não deixa de adotar um visual clássico, neste caso, mais esportivo e no estilo "café-racer". O motor também é diferente, rendendo 29,1 cavalos de potência, com 1 cilindro e 535 cc de cilindrada. As rodas são de 18 polegadas em ambos os eixos.
- Motor 535 cc e 1 cilindro
- Injeção eletrônica
- Refrigerado a ar
- 29,1cavalos de potência
- 4,5 kgfm de torque
- 5 marchas
- Partida elétrica e pedal
- 184 kg
- Tanque de 13,5 litros
Motos são importadas da Índia
Em um primeiro momento, as motos chegam ao Brasil importadas da Índia. “Por enquanto, não estamos planejando a produção no Brasil, vamos com cautela”, explica o diretor Arun.
A Royal Enfield começou a produzir motos em 1901, no Reino Unido, e depois de fechar as instalações britânicas, em 1967, seguiu apenas com a produção na Índia.
No ano fiscal de 2016/17, foram feitas cerca de 660 mil motos. No entanto, apesar da grande produção e de sua história centenária, a marca é muito conhecida no Brasil.
"Vamos fazer um grande trabalho de marketing e a questão do custo-benefício será atraente", afirma Raul Fernandes Jr., sócio da Royal Enfield SP.