CIDADE

Saúde intensifica ações de combate à dengue em Vila Velha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando mutirões de combate.

Em 19/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Para promover o controle do mosquito transmissor da dengue, a Vigilância Ambiental de Vila Velha intensificou, neste sábado (17), as ações de orientação aos moradores e comerciantes do bairro Aribiri.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti para eliminar e tratar focos de mosquitos em vários pontos da cidade, além de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação desses vetores.

Devido à grande incidência de focos e casos de dengue e chikungunya no bairro Aribiri, a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) da Vigilância Ambiental da Semsa realizou exposição do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e outras pragas urbanas, com panfletagem e orientação à população no supermercado OK, no bairro, de 9h às 22h.

Prevenção domiciliar

Prevenir a ocorrência das doenças tropicais exige uma mudança de comportamento, pois as ações preventivas precisam tornar-se um hábito, em qualquer período do ano.

A primeira orientação é eleger um dia da semana para verificar se há focos de mosquitos no quintal e na residência (80% dos focos estão dentro das casas), tomando os seguintes cuidados:

- Manter caixas d’água bem vedadas;
- Limpar as calhas, retirando folhas e objetos acumulados;
- Manter galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
- Guardar pneus, plásticos ou qualquer outro objeto que possa acumular água em local coberto, protegido contra a entrada de água;
- Guardar garrafas e tampinhas viradas para baixo;
- Manter ralos limpos e vedados;
- Manter as bandejas de ar condicionado limpas e sem água;
- Limpar o recipiente do motor da geladeira;
- Eliminar os pratos dos vasos de planta ou enchê-los com areia;
- Manter o vaso sanitário fechado (especialmente quando viajar);
- Tratar a água da piscina regularmente;
- Antes de viajar, verifique se no quintal ou na residência existem recipientes que possam acumular água e eliminá-los ou colocá-los em área coberta e protegidos contra a entrada de água;
- Quando possível, utilizar repelentes, roupas claras e compridas (camisa de manga e calça comprida), principalmente se for visitar áreas onde é conhecido o elevado número de ocorrência de dengue, zika e chikungunya.

LEIA TAMBÉM

Rede Cegonha: gestantes podem visitar maternidade antes do parto

Após a 30ª semana de gravidez, as gestantes de Vila Velha podem visitar as maternidades públicas e conhecer as dependências antes do parto e com transporte gratuito. Isso porque a Prefeitura Municipal colocou em prática o Mapa de Vinculação nas maternidades da cidade e vem orientando as mulheres grávidas atendidas pela rede pública.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A ação faz parte do Protocolo de Vinculação da Gestante, que a Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) — em conformidade com o Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde — está implementando no município e que objetiva dar resposta adequada e em tempo oportuno para todas as gestantes no momento do parto.

“Estamos desenvolvendo ações para a construção de uma rede de cuidados que assegure à mulher e à criança o acesso a serviços e ações de planejamento reprodutivo, atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, bem como ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis”, explicou Tarciana Martins, referência técnica do Programa Rede Cegonha em Vila Velha.

As visitas acontecem semanalmente e gestantes têm transporte gratuito para locomoção até as maternidades públicas. Confira as datas que acontecerão visitas neste mês, com agendamento prévio pelo telefone 3388-4168.

Visitas

20/08 - Hospital Maternidade de Cobilândia
28/08 - HEIMABA
29/08 - Hospital Maternidade de Cobilândia

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL