AGRICULTURA
Sai a relação dos produtos com bônus do Pronaf para março
Na lista de produtos, permanece ainda o benefício para o cará/inhame no Espírito Santo.
Em 10/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A relação dos produtos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (09), por meio da Portaria Nº 25. A validade é de 10 de março a 9 de abril de 2022.
O feijão caupi, na Bahia, foi incluído na lista do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), neste mês de março. Permanece ainda o benefício para a banana, em Alagoas, Ceará e Pernambuco, o feijão caupi no Amapá, no Tocantins, no Maranhão e no Mato Grosso, a juta/malva embonecada no Amazonas, e o maracujá, na Bahia e no Ceará. Deixarão de receber o bônus este mês a batata, no Rio Grande do Sul, o cará/inhame no Espírito Santo e a manga, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os cálculos para a definição dos bônus são realizados pela Companhia Nacional Abastecimento (Conab) e tiveram como base os preços recebidos pelos produtores em fevereiro de 2022. A relação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (09), por meio da Portaria Nº 25. A validade é de 10 de março a 9 de abril de 2022.
O maior bônus foi concedido para o maracujá no Ceará, 35,29%, seguido pela banana, em Pernambuco, 30,81%. Logo depois vem o feijão caupi, no Mato Grosso, com 25,38%. A lista contempla os produtos que são comercializados com os preços abaixo da média de mercado e que tem direito ao prêmio ofertado pelo programa. A relação é renovada mensalmente.
O bônus do PGPAF é utilizado pelo agricultor como desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). (As informações são da CONAB)
Para acessar a lista completa na portaria publicada no Diário Oficial, Clique aqui
Leia também:
> Conab estima safra 2021/22 em 265,7 milhões de toneladas
> Colheita de soja ultrapassa 50% em todo o país, diz Conab
> Prefeitura de Viana firma um acordo com produtores rurais
> Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo
> Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
> Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
> Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
> Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
> Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
> Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
TAGS: CONAB | PRODUTOS | LISTA | AGRICULTURA | PRONAF | FAMILIAR | AGRICULTORES