SAÚDE

Saiba como evitar as crises alérgicas.

Para manter uma boa qualidade de vida, é importante seguir algumas orientações.

Em 28/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Coriza, espirro e coceiras na garganta e no nariz. Esses são alguns incômodos enfrentados por quem tem alergias respiratórias. Para evitar seu surgimento e manter uma boa qualidade de vida, é importante seguir algumas orientações, como viver em um ambiente limpo e arejado, além de evitar contato com o que pode desencadear a alergia. 
 
O médico alergista do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, Emerson de Arruda Brandão, explica que alergias respiratórias podem ter caráter genético ou se desenvolver ao longo do tempo.
    
“Quando um dos pais tem problemas alérgicos, a tendência dos filhos terem alergias é de 50%. Quando ambos os pais são alérgicos, as chances aumentam para 70%. Também existe uma tendência da pessoa desenvolver alergias a determinados alérgenos, o que ocorre entre 15% e 20% dos casos”, afirma o médico.
 
Mas sendo hereditário ou não, a orientação do alergista é evitar o contato com o que pode provocar a alergia e adotar algumas medidas em casa, que deve ser arejada e bem limpa. O médico ressalta que para a limpeza, ao invés de varrer, deve-se passar um pano úmido no piso. Dentro de casa, outra dica é evitar o uso de cheiros e lustra-móveis; eliminar objetos que acumulem poeira; carpete e tapetes que são propensos ao acúmulo de ácaros e mofo.
 
“As cortinas devem ser lavadas no mínimo de 15 em 15 dias. Mas o ideal para pessoas alérgicas é substituir as cortinas por persianas. Também é válido encapar colchão e travesseiro com capas antialérgicas”, explica o alergista do CRE Metropolitano, Emerson de Arruda Brandão. 
 
Quem tem alergia também deve evitar perfumes fortes ou cosméticos com cheiros, que podem dar início a crise com espirros, coceiras no nariz, garganta e ouvido.
 
Confira algumas dicas para amenizar as crises alérgicas:
 
- Evite varrer a casa, prefira utilizar um pano úmido para a limpeza;
- Lave as cortinas pelo menos de 15 em 15 dias ou prefira o uso de persianas;
- Deixe o ambiente arejado, eliminando caixas e objetos que possam acumular poeira;
- Não deixe infiltrações nas paredes, pois podem gerar mofo;
- Evite o uso de tapetes e carpetes, pois podem acumular ácaros e mofo;
- Evite o contato com animais com pêlo, como gatos e cachorros;
- Encape o travesseiro e o colchão com capas antialérgicas.


Fonte: SECOM/ES