TEMAS GERAIS
Salão Sabores 2014 reúne mais de 1500 pessoas
Os visitantes conferiram aulas show, palestras técnicas, entrega de selo e o sancionamento da lei que cria os polos gastronômicos de Vitória
Em 27/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Salão Sabores 2014 superou as expectativas e reuniu mais de 1500 pessoas durante os dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória. O sancionamento da lei que cria os polos gastronômicos de Vitória e a entrega do Selo de Qualidade Turística, ambos realizados pela prefeitura do município, marcaram o primeiro dia de evento.
A abertura, que teve a presença de autoridades e profissionais do setor, contou com a palestra do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que falou sobre a importância da gastronomia no turismo.
O Sabores é um grande evento da área gastronômica do Espírito Santo e que alavanca o turismo, revela o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos. “Estamos trabalhando fortemente com capacitação para desenvolver o setor. E o resultado podemos conferir aqui no evento, através da grande participação por parte do empresariado de bares e restaurantes. De fato, hoje, trabalhar com gastronomia no Estado é possível”, revela.
Aulas show, palestras técnicas, degustação de produtos e a presença de caravanas do interior do Estado, também marcaram o Salão Sabores.
Aulas show
Sobremesas sofisticadas em potinhos marcou a primeira aula show ministrada pela chef capixaba Andréa Souto. Logo depois, J.Santiago mostrou como fazer uma petiscaria gourmet, usando a sobrecoxa de frango imersa em um molho simples, à base de abacate e pimenta aroeira.
Para conquistar os capixabas, a chef paulista Ana Luiza Trajano fechou a Arena Gourmet com um baião de três frutos do mar. Muito simpática, a chef gostou muito de conhecer o Estado. “Fiz pesquisa de ingredientes e receitas capixabas. E o próximo jantar que farei, será com menu do Espírito Santo”, declarou.
No segundo dia do evento, o Natal foi lembrado de forma especial com a salada de frango defumado, receita do chef do Le Buffet, Duaine Clements. As chefs Fernanda Cassa e Regina Maris prepararam bolinhos que retratam regiões do Brasil. “Nos inspiramos em um acompanhamento para o que o brasileiro mais gosta: cerveja ou até mesmo uma cachaça”, revelou Fernanda.
Da TV para o Sabores, os chefs Mônica e Dalton Rangel, mãe e filho, deram um show na Arena Gourmet. Ela apresentou o prato namorado grelhado com sopa de vinho do porto branco e farofa de camarão, e Dalton, um polvo à galega, além de dar dicas de como preparar o polvo.
O renomado chef capixaba, Juarez Campos, do Oriundi, encerrou as atividades de aulas show ensinando como transformar partes do porco em pratos nobres. “Dá pra aproveitar da cabeça ao pé do porco. E pra mim, se houvesse animal símbolo da gastronomia, sem dúvida seria o porco. E é possível montar pratos harmoniosos com carnes “pobres”, afirmou.
Palestras
Questões como gestão de negócios em alimentação e crédito ficaram em evidência no Salão Sabores. O administrador dos cinco restaurantes do chef Claude Troisgros, Fernando Sá, falou sobre o atual mercado de restaurantes e da alimentação fora do lar. Já o gerente Caixa Econômica, Jaime Ferreira Dias, compartilhou o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas. Fechando o ciclo de palestras, um assunto que já é febre em São Paulo, o Food truck, ou carro móvel que vende comida, ministrado por Ivan Haubert, em nome do Sebrae-ES.
Polos Gastronômicos e Selo
Na abertura do evento, realizada no dia 24, foi sancionada a lei que cria os polos gastronômicos de Vitória. O projeto reúne empresas da área de alimentação para promover o desenvolvimento do setor em busca de competitividade e da excelência em produtos e serviços.
E, ainda, a entrega do prêmio Selo de Qualidade Turística para Bares e Restaurantes de Vitória. Ao todo, 59 empresas da capital, de um total de 67 empresas, foram premiadas. O selo é emitido anualmente pela Prefeitura e atesta a qualidade do atendimento no serviço prestado pelos estabelecimentos. A novidade neste ano foi o Prêmio Destaque, em dinheiro, para a equipe de garçons do self-service Salade Verte que recebeu a melhor avaliação no quesito atendimento.
O evento é uma realização do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-ES) e da FBHA.
Fonte: Iá! Comunicações