EDUCAÇÃO
Salas de aula criativas transformam aluno em criador do aprendizado
Novas iniciativas investem em espaços dinâmicos para estimular o desenvolvimento.
Em 15/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para criar um ambiente mais eficiente e convidativo aos novos estudantes, acostumados à grande variedade de informações, escolas comprometidas com o futuro investem em salas de aula criativas. A ideia de colégios como a Avidus School, na Asa Norte, é trazer para Brasília algumas das práticas mais modernas e criativas de ensino, inspirada em países que são referências mundiais em educação. O foco é a aprendizagem do aluno e os professores organizam suas aulas e salas de estudo pensando em como oportunizar que as crianças aprendam mais.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE
A ideia é que os alunos se apaixonem pela aprendizagem e possam solucionar problemas do cotidiano. "Por isso, é importante colocar a mão na massa. Aulas de culinária, inteligência emocional, pequenos consertos e experiência prática com a destinação do lixo fazem parte do projeto", afirma Tayana Oliveira, coordenadora pedagógica da escola. O projeto transforma o aluno em protagonista de seu próprio aprendizado e em 2019 a escola recebe crianças de 1 ano até 6 anos de idade.
A base de ensino é criada a partir de metodologias ativas. "Nossa proposta é que a aprendizagem seja dinâmica, pois é isso que fará com que ela jamais seja esquecida e seja facilmente aplicada nos desafios do dia a dia: a relevância", destaca Thaís Almeida, diretora pedagógica do projeto. O aluno entra em contato com ferramentas reais para solucionar problemas. As salas de aula criativas contam com diferentes cores, texturas e possibilidades de experiência prática.
Espaços criativos
Para acompanhar, a escola investe em espaços abertos e convidativos para a observação, como um auditório com cobertura transparente (pronto para ser visto de diferentes lugares), biblioteca e sala de arte sem paredes. O objetivo é criar uma atmosfera para que os alunos expressem melhor suas ideias e desenvolvam um pensamento mais crítico e inovador. São quadros interativos, espaços para vídeos, brinquedos pedagógicos, objetos para aprender na prática preparados cuidadosamente para estar ao alcance das mãos dos pequenos.