NEGÓCIOS

Salões de beleza criam alternativas para fugir da crise econômica.

Depois de 20 anos estável, setor experimenta queda de faturamento.

Em 08/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O mercado da beauté, como é popularmente conhecido o setor da beleza, experimentou queda nas vendas depois de mais de 20 anos com estabilidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Com isso, o segmento vem criando alternativas para reaver o que foi perdido nesse tempo de crise financeira.

Estudamos o mercado e criamos uma estratégia para atender uma demanda específica declientes.Combinamos isso com um preço mais acessível como forma de reagirmos à crise. Assim ampliamos a cartela de cliente e o faturamento”, revelou a proprietária do MA Atelier, Simone Duarte.

Observar o comportamento das clientes

Segundo ela, a decisão foi simples. Observar o comportamento das clientes para entender de que forma o salãopoderia inovar na prestação de serviço. “Notamos que um grupo expressivo de mulheres precisava demaquiagem para eventos diurnos mais simples como almoço, brunch e palestras. Encontramos a oportunidade”, acrescentou.

A partir da observação, a empresária reduziu o valor do pacote de maquiagem executiva, que antes custava R$ 180. “Agora, custa R$ 100. É um serviço oferecido dentro do horário de menos pico no salão. Com isso, consigo aumentar minha produtividade dentro do tempo e espaço que ficavam mais ociosos”, detalhou Simone.

A expectativa é aumentar, em mais de 30%, o faturamento no segundo semestre com essa estratégia. “Como temos clientes fieis, que fazem a divulgação do serviço, será natural o crescimento. E tudo será potencializado com as campanhas de marketing”, pontou.

Por Márcia Menezes/Criar Comunicação