MOTOR
Sandero e Logan recebem 1 estrela em teste de colisão
Para crianças, proteção foi avaliada em 3 estrelas, de um total de 5 estrelas.
Em 12/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os veículos Renault Sandero e Logan receberam apenas 1 estrela em teste de segurança, divulgou nesta terça-feira (12) a entidade independente Latin NCap.
De acordo com a entidade, os modelos apresentaram baixa proteção para adultos o que resultou na nota. Para crianças, os carros tiveram desempenho melhor, ficando com 3 estrelas neste quesito de proteção.
Veja as notas dos testes de impacto do Latin Ncap:
Sandero/Logan
- Proteção para adultos: 1 estrela
- Proteção para crianças: 3 estrelas
Mitsubishi Eclipse Cross
- Proteção para adultos: 5 estrelas
- Proteção para crianças: 3 estrelas
Baixa proteção para o peito do motorista
De acordo com o Latin NCap, Sandero e Logan apresentaram uma baixa proteção para o peitoral do motorista, tanto na colisão frontal quanto na lateral.
Apesar de o Sandero/Logan contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral, explica a entidade.
Em 2012, o Sandero já havia passado pela bateria de testes do Latin Ncap e também ficou com apenas 1 estrela na proteção para adultos. Para crianças, a proteção foi considerada de 2 estrelas na época.
Sobre a segurança para crianças, a entidade aponta que Sandero e Logan ainda não oferecem cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão.
"Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão. A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan", afirmou o Latin Ncap, em comunicado.
Mitsubishi Eclipse Cross
Nesta fase de testes da entidade também foi avaliado o SUV Mitsubishi Eclipse Cross, que tem 7 airbags. O modelo recebeu 5 estrelas em proteção para adultos e 3 estrelas para a proteção de crianças.
Carros do Brasil com maus resultados
Não é novidade o mau resultado obtido pelo Sandero nos testes de impacto do Latin NCap. Depois de zerar em 2017, o Chevrolet Onix consegiu melhorar o desempenho para 3 estrelas, em nova avaliação feita em 2018. O Ford Ka também recebeu 0 estrelas em teste de impacto da entidade.
Como é o teste do Latin NCap?
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.
Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos suportes.
Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.
Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.
Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.
( Foto: Divulgação/Latin NCap)