CIDADANIA

Sanear Amazônia recebe prêmio de melhor tecnologia social

Projeto promove acesso a água para o consumo humano em comunidades extrativistas da Amazônia.

Em 13/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto Sanear Amazônia, que leva água às famílias extrativistas na região da Amazônia, ficou em primeiro lugar no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária. O projeto concorreu com outras 154 práticas em seis categorias.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que o prêmio reconhece o sucesso de um programa ainda novo, que garante água para populações isoladas da Amazônia. “O programa vai levar cidadania para essas comunidades isoladas extrativistas e ribeirinhas. Ainda temos uma longa jornada, porque são muitos sem acesso à água de qualidade. Mas já começamos e queremos fazer muito mais.”

O projeto é parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Memorial Chico Mendes.

A tecnologia de captação de água da chuva do Sanear Amazônia está levando água de qualidade e saneamento básico para 2,8 mil famílias de oito reservas extrativistas da região. Ao todo, o MDS está investindo R$ 35 milhões em tecnologias sociais para captação, tratamento e uso da água da chuva no Norte do País.

Apesar da abundância de água na região, a população de baixa renda não tem acesso à água potável. Como a regularidade da chuva lá é grande, os sistemas implantados pelo projeto permitem melhor aproveitamento da água pluvial, que reservada e tratada de forma adequada é própria para o consumo e outros usos domésticos.

Segundo o presidente do Memorial Chico Mendes, Antonio Adevaldo Dias da Costa, o prêmio vai trazer mais visibilidade para o Sanear. “Esperamos que outras entidades tenham o interesse e possam replicar essa tecnologia para atender ainda mais extrativistas da Amazônia.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome