CIDADANIA
Santa Catarina é novo parceiro oficial do Portal Consumidor.
A partir de agora o serviço público de solução de conflitos de consumo ganha destaque na página.
Em 18/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O lançamento oficial do Consumidor.gov.br no portal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ocorreu na última quarta-feira (16). Ou seja, a partir de agora o serviço público de solução de conflitos de consumo ganha destaque na página online do tribunal catarinense.
Foi assinado termo de compromisso público que sela o apoio de entidades participantes na divulgação da plataforma, bem como o incentivo à adesão das empresas associadas, promovendo a cultura da pacificação por meios extrajudiciais.
Na ocasião foi firmada a primeira adesão de uma concessionária de veículos, a Rivel. O evento contou com a presença do presidente do TJSC, desembargador Nelson Schaefer Martins, da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira e da secretária Estadual de Justiça e Cidadania, Ada Lili Faraco de Luca.
Entre as entidades que assinaram o compromisso, estão a Associação Catarinense de Supermercados (ACTS), a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (FENABRAVE-SC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), entre outras.
O Consumidor.gov.br é um serviço público de solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra a reclamação e a empresa reclamada tem até 10 dias para apresentar resposta, tudo monitorado pela Senacon, Procons, Defensoria Pública e Ministério Público. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente 77% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas em um prazo médio de 7 dias.
Lançado em 2014, o sistema já registrou mais de 210 mil atendimentos e conta com 296 empresas credenciadas. Em Santa Catarina já foram realizados 7 mil atendimentos. Além do TJSC, a Senacon conta com o apoio dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça e do TJSC