NEGÓCIOS
Santa Teresa (ES) ganha primeiro condomínio avícola do país.
Com investimento de R$ 6,5 milhões, serão alojadas 100 mil aves no local.
Em 03/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), pioneira em produção de ovos no Espírito Santo e a maior cooperativa agropecuária capixaba, inaugurou o primeiro “Condomínio Avícola para postura comercial” do Brasil.
O projeto é uma iniciativa inédita, que está sendo implementada em Alto Caldeirão, no município de Santa Teresa, e consiste no alojamento de aves com cotas de participação dos pequenos produtores, em um segundo momento.
Investimento
Com investimento de R$ 6,5 milhões, inicialmente serão alojadas 100 mil aves no local. A propriedade tem capacidade para alojar até 2,2 milhões de galinhas. O objetivo é construir os demais galpões de acordo com a demanda de aquisição das cotas por parte dos cooperados.
“Com essa iniciativa, a Coopeavi reafirma o seu compromisso de contribuir para a sustentabilidade da avicultura para os pequenos avicultores, com a padronização de qualidade e de volume ofertado ao mercado”, destaca Denilson Potratz, vice-presidente da Coopeavi.
Este novo empreendimento funcionará no sistema de condomínio, ou seja, cada cooperado interessado poderá adquirir uma cota de galinhas a ser alojadas nos galpões automáticos construídos pela cooperativa. A expectativa é ter um segundo galpão em atividade, com 100 mil aves dos cooperados, no início de 2017.
De acordo com o “Perfil da Avicultura Capixaba”, publicado no início de 2016 ano pela a Associação de Avicultores do Espírito Santo (Aves), 70% dos produtores são classificados como micro produtores e os mesmos são atendidos pela Coopeavi. O Condomínio vai padronizar o manejo e garantir uma escala de produção.