ESPORTE NACIONAL

Santos tenta resgatar estilo de 2016 para virar sobre a Ponte e avançar.

Estratégia no Pacaembu é voltar a ter posse de bola e fazer triangulações.

Em 10/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O resgate do futebol envolvente, com ênfase na posse de bola e nas triangulações curtas, é o principal objetivo do Santos para eliminar a Ponte Preta nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), no Pacambu, e avançar às semifinais do Campeonato Paulista. No primeiro jogo, sábado, o Peixe perdeu por 1 a 0, em Campinas. Para se classificar direto, precisa vencer por dois gols. Se vencer por um, leva a decisão para as penalidades. O empate favorece a equipe do interior.

A estratégia do Peixe para a decisão não consiste em mudanças no esquema tático ou novos jogadores, mas na retomada das boas atuações de 2016 ou nos exemplos recentes como contra na partida contra o The Strongest, na Vila Belmiro, quando a equipe dominou a maior parte das ações.

O Alvinegro não vai abrir mão da posse de bola, mas espera mais velocidade na troca de passes, com triangulações para criar mais chances de gol, algo que não houve nas últimas partidas. É ter paciência para envolver a Ponte, mas sem demonstrar lentidão.

A comissão técnica e o elenco tiveram oito dias para treinamentos, conversas e estudos sobre o adversário. E o discurso é o da confiança no trabalho que é realizado desde julho de 2015.

– Temos que jogar como sempre jogamos, dentro de nossas características. Santos tem que entrar para jogar futebol, em busca de uma partida equilibrada, com posse de bola, domínio, triangulações. Temos que fazer o que sempre fizemos contra grandes adversários – resumiu o técnico Dorival Júnior.

E para mostrar aos santistas que o time está no caminho certo, Dorival vai manter a estrutura do time, com a manutenção de jogadores contestados pela torcida e que não vivem grande fase, como Zeca e Vitor Bueno. A única novidade em relação à equipe de 2016 é Bruno Henrique na vaga de Copete.

O treinador acredita que, com força máxima pela primeira vez na temporada e jogadores treinados e descansados, o Santos pode voltar a ser Santos. A resposta virá na noite desta segunda-feira.

Próximo adversário: Ponte Preta
Local: Pacaembu, São Paulo
Data e horário: segunda-feira, 21h (de Brasília)
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Desfalques: Gustavo Henrique e Luiz Felipe (ruptura de ligamentos do joelho) e Caju (lesão muscular)
Arbitragem: Rafael Gomes Felix da Silva, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis
Transmissão: SporTV e PFCI (Milton Leite e Mauricio Noriega)
Ingressos: informações aqui