ESPORTE NACIONAL

São Paulo demite técnico Rogério Ceni após pressão da torcida

Na 2ª passagem como técnico do São Paulo, Ceni novamente não conquistou nenhum título.

Em 19/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Rubens Chrírl/SPFC.NET

A pressão em cima de Rogério Ceni aumentou após a eliminação para o Água Santa ainda nas quartas de final do Campeonato Paulista.

O São Paulo anunciou nesta quarta-feira (19), a saída de Rogério Ceni da função de treinador. Também deixam suas funções os auxiliares técnicos Charles Hembert, Leandro Macagnan, Nelson Simões e o preparador Danilo Augusto.

"O Clube agradece aos profissionais pela dedicação de todos durante o período de quase 18 meses de trabalho nesta passagem que trouxe dois vice-campeonatos como resultados esportivos mais relevantes.O São Paulo Futebol Clube destaca que está sempre de portas abertas para o ídolo Rogério Ceni, embora os caminhos profissionais sigam direções diferentes no momento", disse a nota oficial. 

Em sua 2ª passagem como técnico do São Paulo, Ceni novamente não conquistou nenhum título. Ele ficou com o vice-campeonato do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, ambos na temporada passada. Ao todo, ele comandou a equipe em 106 partidas, com 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas (55% de aproveitamento). 

Pressão

A pressão em cima de Rogério Ceni aumentou após a eliminação para o Água Santa ainda nas quartas de final do Campeonato Paulista. Na sequência, ele entrou em atrito com o atacante Marcos Paulo. O técnico cobrou o jogador por causa de uma postagem nas redes sociais na frente de todo o grupo. O tom utilizado pelo ex-goleiro não caiu bem entre os atletas, que saíram em defesa do companheiro. 

A boa estreia na Sul-Americana contra o Tigres, na Argentina, parecia que treinador e equipe estavam encontrando um rumo. Porém, o empate sem gols contra o Ituano na partida de ida na 3ª fase da Copa do Brasil e a derrota para o Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro aumentaram a pressão. No começo da semana, a Independente, principal torcida organizada do São Paulo, publicou uma nota pedindo pela saída do ídolo do cargo.

Na noite de terça-feira, o São Paulo venceu o Academia Puerto Cabello por 2 a 0 pela 2ª rodada da Sul-Americana. Porém, a atuação da equipe novamente deixou a desejar. Os gols saíram apenas no final do confronto, e foi justamente Marcos Paulos que abriu o caminho para o triunfo tricolor.

Relacionamento

O atrito com Marcos Paulo não foi o primeiro de Rogério Ceni com algum atleta do elenco. Ele também teve problemas de relacionamento com Patrick, que chegou o ano passado e foi negociado na janela de transferência do começo de 2023 com o Atlético-MG.

Na maioria das entrevistas, o treinador também cobrou reforços da diretoria. Ele recebeu 21 jogadores durante o período que ficou no comando do São Paulo.

2ª passagem

Campeão da Libertadores, Paulistão, Brasileirão, Mundial, entre outros títulos, com o São Paulo, Rogério Ceni assumiu como técnico da equipe do Morumbi pela 1ª em 2017. Na ocasião, ele permaneceu no cargo por apenas 7 meses e foi demitido após uma série de resultados ruins. 

Depois de bons trabalhos por Fortaleza e Flamengo, Ceni voltou ao São Paulo no ano passado. Ele foi anunciado no mesmo dia que o argentino Hernán Crespo foi demitido. Novamente, a equipe brigava contra o rebaixamento no Brasileirão. (Redação Terra)

"Dorival Júnior pode ser opção para assumir o cargo de treinador do São Paulo"

O São Paulo anunciou a saída de Rogério Ceni na tarde desta quarta-feira (19), e conforme o LANCE! antecipou quando algumas polêmicas internas começaram a acontecer no São Paulo, Dorival Júnior estaria sendo cotado como um dos favoritos a assumir o posto.

O nome de Dorival começou a ser cogitado logo após o episódio envolvendo Rogério Ceni e Marcos Paulo. Na ocasião, os dois teriam discutido após uma postagem polêmica do jogador, que foi entendida como uma crítica a falta de espaço que estava recebendo no clube. Ceni teria protagonizado uma discussão envolvendo outros atletas também.

Na época, ao que tudo indica, um abaixo-assinado pedindo sua saída teria começado a circular entre membros da cúpula tricolor. E em meio a este contexto, um nome principal teria surgido como sucessor: Dorival Júnior.

Embora o substituto de Ceni ainda não tenha sido anunciado, o elenco treinará no CT da Barra Funda sob o comando do auxiliar Milton Cruz. O treinamento estava previsto para começar às 15h (de Brasília). (Parceria Lance & IstoÉ - https://istoe.com.br/autor/parceria-lance-istoe/)

Leia também:

Flamengo demite Vitor Pereira após perder 5 títulos em 4 meses
Flu puxa fila de campeões que mantêm soberania nos estaduais
Brasileiro vence concurso de medalhas dos Jogos da Juventude
Com gol e assistência de Ayrton Lucas, Flamengo vence Fluminense
Ceará e Sport vão disputar o título da Copa do Nordeste
Nos pênaltis, Água Santa bate o Bragantino e pega o Palmeiras
Fluminense goleia o Volta Redonda por 7 a 0 e vai à final do Carioca
Botafogo goleia o Brasiliense e avença na Copa do Brasil
Flamengo supera Vasco na semifinal do Campeonato Carioca
Noite de clássico: Fla e Vasco fazem 1º jogo da semifinal
Corinthians corre risco de não jogar a Copa do Brasil 2024
Capixaba disputa vaga para Seleção Brasileira de Wrestling

TAGS:
SÃO PAULO | TÉCNICO | DEMITIDO | ROGÉRIO CENI | PRESSÃO | TORCIDA | TÍTUILOS