SAÚDE
São Pedro ganha primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24H do Estado
O prefeito Luciano Rezende, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais de saúde.
Em 28/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vitória ganhou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) 24 horas do Estado. A implantação desse novo serviço configura-se na melhoria da qualidade do cuidado e da atenção a pessoas com transtorno mental grave - com idade acima de 18 anos - e seus familiares.
O Caps III, que foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (27), está localizado atrás do Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, na rodovia Serafim Derenzi, e possui, aproximadamente, 1,5 mil metros quadrados de área construída, contendo consultórios, salas de oficina, quartos de acolhimento noturno, quadra de esportes e área de convivência.
Para a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, a entrega do espaço se traduz em um local digno para os servidores e um modelo de inserção do paciente na comunidade. "Teremos um novo olhar para o cidadão. Este espaço liberta e constrói a cidadania. É o símbolo da nossa gestão compartilhada, onde todos estão no mesmo nível de diálogo".
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais de saúde na atenção à saúde mental: "Chamou-me a atenção a luta de todos aqui pela solidariedade e pelo respeito ao cidadão. Historicamente, temos registrado essa luta nos clássicos da literatura brasileira. É uma luta que tem uma longa trajetória. Mas, aqui, nós trabalhamos com o conceito de diversidade, o que é diferente nos completa".
O prefeito adiantou que, em 2015, será inaugurado, próximo ao Caps III, a Escola da Vida, um inovador projeto da administração municipal voltado para o desenvolvimento das habilidades interpessoais e das potencialidades dos cidadãos atendidos pela rede de assistência social de Vitória. "Essa entrega é mais um componente do Programa Onde Anda Você, que retirou das ruas aproximadamente 642 pessoas, de janeiro de 2013 até hoje".
Lideranças comunitárias, conselheiros, moradores e a representante do Ministério da Saúde Adélia Capristano participaram da inauguração do espaço.
Atendimento no Caps
O Caps III fará atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e oferecerá acolhimento em hospitalidade noturna, em sistema de 24 horas, para as situações em que houver indicação da equipe psicossocial. O paciente terá atendimento planejado de acordo com a necessidade individual e contará com acompanhamento de equipe multiprofissional de saúde.
A partir de agora, o município conta com dois serviços de atendimento ao indivíduo com transtorno mental grave. O Caps III atenderá, prioritariamente, as regiões de saúde de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, e o Caps II, que está situado em Bento Ferreira, atenderá as regiões de saúde Continental, Forte São João e Centro.
Fonte:PMV