SAÚDE
Saúde abre 350 vagas para procedimento de vasectomia
Prefeitura de Cariacica abriu 350 vagas para homens interessados em realizar a vasectomia
Em 24/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica
O primeiro passo para garantir a vaga e iniciar o processo de interrupção da fertilidade é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, portando documento oficial com foto, comprovante de residência e o cartão do SUS.
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), abriu 350 vagas para homens interessados em realizar a vasectomia, um procedimento de contracepção definitiva. A iniciativa visa ampliar o acesso ao planejamento familiar no município.
O primeiro passo para garantir a vaga e iniciar o processo de interrupção da fertilidade é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, portando documento oficial com foto, comprovante de residência e o cartão do SUS.
Após o cadastro inicial na UBS, o paciente será encaminhado aos prestadores credenciados. O secretário municipal de Saúde, Renan Poton, explica que é fundamental que os pacientes passem por uma consulta de aconselhamento antes da cirurgia, já que a vasectomia é um método definitivo e não há reversão pelo SUS.
“A vasectomia é um direito previsto no planejamento familiar e oferecê-la com essa quantidade de vagas reforça nosso compromisso com a saúde e a autonomia reprodutiva do homem. É uma decisão séria e definitiva, por isso orientamos que todos busquem as unidades para se informar, fazer o aconselhamento e tomar a decisão com segurança e responsabilidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Renan Poton.
Cariacica + Saúde
O serviço faz parte do Cariacica + Saúde, que é um dos projetos prioritários da Prefeitura de Cariacica e que visa a necessidade e garantia do acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades em saúde.
O objetivo do programa é assegurar à população de Cariacica Políticas Públicas de Saúde com ações os serviços integrais via Sistema Único de Saúde (SUS), com gestão participativa, controle social e eficiência na utilização dos recursos, reforçando o compromisso com a defesa da vida. (Semco/PMC)
Leia também:
> Inscrições abertas para 1ª ação de doação de sangue de 2026
> 1 em cada 5 brasileiros já usou drogas ilícitas, aponta estudo
> Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas
> Sesa alerta sobre os cuidados com a saúde durante o verão
> Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET














