SAÚDE
Saúde alerta sobre vacinas e dá orientações para quem viaja nas férias
O primeiro passo é conhecer com antecedência a situação epidemiológica do país...
Em 13/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Está de férias e vai viajar? O primeiro cuidado a ser observado é com a saúde. Viagens internacionais, de ecoturismo ou mesmo as nacionais necessitam de atenção quanto aos riscos a que o viajante poderá se expor e aos que ele poderá representar para os outros.
O primeiro passo é conhecer com antecedência a situação epidemiológica do país, estado ou região que o viajante irá visitar. Dependendo do lugar, há necessidade de realização de vacinação correta, bem como preparação de um kit contendo protetor solar, repelentes, remédio de uso crônico, analgésico, antitérmico, antialérgico e material para curativo.
Em viagens nacionais, é necessário estar atento à dengue e às doenças como malária, meningite, sarampo, febre amarela, entre outras. Para fazer viagem de ecoturismo, além dessas doenças, o viajante deve ficar atento às que são transmitidas pela picada do carrapato (febre maculosa) e doenças transmitidas por morcegos (raiva).
Para as viagens internacionais, o turista deve estar atento ao Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, exigido por alguns países. Acesse a lista dos países que fazem essa exigência no endereço: http://www.who.int/en/ e clique no link que contém o termo “country list”.
Para a emissão do certificado, o viajante deverá, após receber a vacina contra febre amarela, fazer o cadastro no site da Anvisa: www.anvisa.gov.br/viajante. Veja o passo a passo no endereço http://vitoria.es.gov.br/turista/saude-viajante.
Febre amarela
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a vacina contra febre amarela deve ser administrada pelo menos 10 dias antes da viagem. Entretanto, alerta: dependendo do local, outras vacinas podem ser necessárias, como gripe, poliomielite e a tríplice viral.
Em Vitória, a vacina da febre amarela está disponível nas seguintes unidades de saúde: US Vitória, US Maruípe (até 20 horas), US Santo Antônio, US Jardim da Penha, US Jardim Camburi (até 20 horas), US Jabour, US Praia do Suá, US Forte São João, US Santa Luiza e US Santo André.
Recomendações para os passeios
Durante os passeios, a Vigilância Epidemiológica dá algumas recomendações:
- Lave as mãos com frequência;
- Consuma preferencialmente alimentos cozidos;
- Evite o consumo de frutos do mar crus;
- Beba sempre bastante líquido, dando preferência à água mineral engarrafada;
- Para viagem de ecoturismo, use sempre repelente e roupas apropriadas;
- Use o protetor solar regularmente;
- Caso sofra agressão por mamíferos domésticos ou silvestres, lave imediatamente a área com água e sabão e procure atendimento médico;
- Em caso de adoecimento durante a sua estadia, busque atendimento médico e não faça auto-medicação.
No retorno da viagem, o turista deve ficar atento aos sinais. Algumas doenças levam algum tempo para manifestar seus sintomas. Por isso, é importante observar o aparecimento de febre, diarréia, sintomas respiratórios e manchas vermelhas pelo corpo, até 30 dias após retorno da viagem.
Caso perceba algum sinal de que o corpo não está bem, é muito importante que o viajante, mesmo durante a estadia, em qualquer lugar, ou no retorno das férias, busque o atendimento médico e nunca faça a automedicação.
Fonte:PMV