NEGÓCIOS
Saúde mental no trabalho foi tema do Café de Negócios da ASES
Só em 2024, no Brasil, foram 472.328 afastamentos do trabalho por transtornos mentais, diz MPS.
Em 15/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Edson Reis/Divulgação/ASES
A edição 229º do Café de Negócios da Associação de Empresários da Serra reuniu empresários e líderes para debater bem-estar, produtividade e os desafios da gestão de riscos psicossociais nas empresas.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social (gráfico, abaixo), só em 2024, no Brasil, foram 472.328 afastamentos por transtornos mentais, das organizações de trabalho, o maior número dos últimos dez anos.
Ainda de acordo com o MPS, no último ano, os transtornos mentais chegaram a uma situação de afastamentos como jamais vista no Brasil. Na comparação com 2023, as licenças médicas concedidas representam um aumento de 68%.
Foto: Luisa Rivas/Arte G1
Para debater sobre o tema, na manhã desta quarta-feira (15), a Associação de Empresários da Serra (ASES), realizou a edição 229º do tradicional Café de Negócios (Caneg).
O encontro contou com palestra de Danielle Bernardi, gerente de Saúde Ocupacional da ArcelorMittal Tubarão, que trouxe reflexões sobre “Saúde Mental, Bem-estar e a Importância da Gestão de Riscos Psicossociais”.
Danielle chamou a atenção para a urgência do tema, sustentada pelos dados preocupantes.
“Só em 2024, mais de 470 mil trabalhadores brasileiros foram afastados por transtornos mentais, principalmente ansiedade e depressão. Estamos falando de bilhões em perdas de produtividade todos os anos. Não é apenas uma questão individual, é um desafio corporativo e social que precisa estar na agenda das lideranças.”
A palestrante reforçou que, além dos prejuízos, há soluções possíveis e com retorno comprovado. Segundo ela, a cada um dólar investido em saúde mental, o retorno estimado é de quatro dólares em produtividade.
“A cada um dólar investido em saúde mental, o retorno estimado é de quatro dólares em produtividade. Isso mostra que investir em prevenção e cuidado é, ao mesmo tempo, humano e estratégico.”
Para a vice-presidente da ASES, Leonelle Lamas, o evento mostra como os empresários capixabas estão cada vez mais abertos a discutir temas que vão além da gestão tradicional.
“O Café de Negócios é um espaço de troca que ajuda nossas empresas a inovarem também no cuidado com as pessoas. A saúde mental precisa ser vista como parte essencial da sustentabilidade e do futuro das organizações.”
Além da palestra, o encontro proporcionou networking e troca de experiências entre empresários, gestores e profissionais de diferentes setores. Mais do que atualizar sobre números e legislações, o evento abriu espaço para um debate necessário: como transformar ambientes de trabalho em espaços mais saudáveis, produtivos e humanos.
Leia também:
> Saúde mental no trabalho será tema do Café de Negócios da ASES
> ASES se prepara a entrega do XIX Prêmio Mérito Empresarial 2025
> Empresários debatem logística e infraestrutura em Vila Velha
> Abertas as inscrições gratuitas para o ConecturES 2025
> Em janeiro começa a transição do novo sistema de emissão de NF
> ES é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET



Foto: Luisa Rivas/Arte G1









