SAÚDE
Saúde mental no trabalho será obrigatória a partir de maio
Com a atualização da NR-1, empresas serão obrigadas a priorizar a saúde mental dos trabalhadores.
Em 17/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Designed by FREEPIK
Conhecida como a "norma mãe" das regulamentações laborais, a Norma Regulamentadora NR-1 trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), cujo objetivo é tornar os ambientes corporativos mais seguros e saudáveis.
Pela primeira vez, a saúde mental no trabalho se tornará uma prioridade para as empresas brasileiras. A mudança ocorre após o anúncio da atualização da Norma Regulamentadora NR-1, que aconteceu em agosto de 2024, com entrada em vigor prevista para maio de 2025. Conhecida como a "norma mãe" das regulamentações laborais, ela trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e tem como objetivo tornar os ambientes corporativos mais seguros e saudáveis, prevenindo assédio moral, sexual e outros fatores que impactam a saúde mental dos trabalhadores.
No Espírito Santo, antes mesmo da atualização ser anunciada, a Le Card já estava à frente ao adotar práticas para promover o bem-estar de seus funcionários. Com o Programa Ser Mais, implementado em 2023, a administradora capixaba de cartões-benefício demonstrou seu compromisso em proporcionar felicidade e saúde mental no ambiente de trabalho.
O CEO da operadora, Erly Vieira, afirma que os colaboradores são valorizados como o verdadeiro coração da empresa.
“O objetivo da iniciativa é melhorar o convívio entre as equipes, proporcionando momentos de reconexão e recarga de energias ao final do expediente. Na Le Card, os colaboradores são valorizados como o verdadeiro coração da empresa.”
O que muda
Com esse incremento na NR-1, as empresas serão obrigadas a implementar medidas para gerenciar esses riscos, evitando que os trabalhadores adoeçam mentalmente devido à sobrecarga ou a ambientes tóxicos. Além disso, será necessário realizar avaliações contínuas e adotar estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho.
Além disso, a norma também passará a exigir que as corporações elaborem e mantenham documentos de gestão de riscos, os quais devem estar disponíveis para fiscalização pelos órgãos competentes de segurança do trabalho. (Por Ilda Castro/AsImp)
Leia também:
> CFM veta terapia hormonal para menor de 18 anos
> Novos Agentes de Saúde reforçam atendimento em Anchieta
> Operadora Bluzz Saúde inaugura unidade em Laranjeiras
> Prefeitura de Vitória abre 5.689 vagas para vacinação agendada
> Cachoeiro avança nos cuidados com a saúde da população
> Vila Velha amplia vagas para consultas por telemedicina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













