SAÚDE

SBACV-ES: Celebridades alertam sobre as doenças vasculares

Espírito Santo é o primeiro estado do país a oficializar agosto como mês do alerta vascular.

Em 05/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução / Instagram

A atriz Claudia Raia é a embaixadora da campanha, que tem o apoio de outras personalidades, como Catarina Abdalla, Dira Paes, Henri Castelli, Juliana Alves, Leona Cavalli, Marcos Pasquim, Mouhamedh, Suzy Rêgo, Wolf Maya e Caco Ciocler.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) realiza, neste mês de agosto, a campanha Azul e Vermelho, que busca conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. O mês foi escolhido por também marcar o Dia do Cirurgião Vascular, em 15 de agosto.

A atriz Claudia Raia é a embaixadora da campanha, que tem o apoio de outras personalidades, como Catarina Abdalla, Dira Paes, Henri Castelli, Juliana Alves, Leona Cavalli, Marcos Pasquim, Mouhamedh, Suzy Rêgo, Wolf Maya e Caco Ciocler. Voluntariamente eles participam da ação de conscientização com informações em suas redes sociais, a fim de engajar a população para a realização de consultas e exames de rotina, bem como manter hábitos de vida saudáveis.

As celebridades vestem as cores da campanha, que representam, em livros médicos, as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho. Elas também divulgam o gesto oficial da campanha que é a letra V (Vascular e Valorize a Vida), com os dedos pintados nas cores mencionadas.

As doenças vasculares, como Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença Carotídea, Pé Diabético, Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e Varizes, necessitam de monitoramento constante para que não evoluam para problemas mais graves que levem ao afastamento do trabalho, perda de membro ou à morte.

No Espírito Santo

A conscientização sobre doenças vasculares durante o mês de agosto agora é lei no Espírito Santo.

Atendendo a uma solicitação da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional ES – SBACV-ES, o deputado estadual Hercules Silveira apresentou o Projeto de Lei n° 392/2021, que acrescenta um item ao Anexo Único da Lei nº 11.212, instituindo assim o “AGOSTO AZUL E VERMELHO o Mês de conscientização sobre a saúde vascular - Valorize a Vida”. Com isso, o Estado passa a ser o primeiro no país a oficializar a data. A Lei n° 11.212/2020 reúne a legislação sobre as datas comemorativas e assuntos de interesse público no âmbito do estado, e tem o objetivo de dar ampla divulgação por meio de palestras, seminários, cursos, livros, cartilhas, panfletos, reuniões públicas e outros.

“A aprovação da lei é uma conquista não apenas para a especialidade vascular, mas especialmente para a população. As doenças crônicas não transmissíveis estão entre sete das dez principais causas de morte no mundo. E as doenças cardiovasculares são a principal causa, conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS. A maioria pode ser prevenida se houver abordagens de fatores comportamentais de risco – como o tabagismo, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de açúcar, obesidade, sedentarismo e uso nocivo do álcool – que podem acarretar hipertensão (pressão arterial elevada), glicemia alta, colesterol alto, sobrepeso e obesidade. Esses fatores de risco podem ser identificados e mensurados em unidades básicas de saúde. Por isso, o alerta é tão importante”, afirma o cirurgião vascular presidente da SBACV-ES Dr. Eliud Duarte Junior.

Diabetes

Em sua justificativa para a defesa da lei, o deputado Hercules Silveira chamou a atenção para os impactos negativos da pandemia acarretada pelo Coronavírus sobre a prevenção e o tratamento de doenças vasculares, com destaque para as complicações do diabetes, e o alto custo que essas doenças apresentam, em decorrência de internações prolongadas e altos recursos desprendidos.


Doenças vasculares, como Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), necessitam de monitoramento constante. Foto: Shutterstock/Sport Life

O parlamentar destacou que atualmente, há 463 milhões de pessoas com diabetes no mundo. O que significa dizer que uma a cada onze pessoas tem a doença. O Brasil é o quinto país no mundo com o maior número de casos e o primeiro na América Latina. Na faixa etária entre 20 e 79 anos, 1 em cada 9 pessoas no país tem a doença e quase 60% das mortes atribuídas ao Diabetes ocorre em pessoas abaixo dos 60 anos. Um total de 58 mil pessoas morrem por ano na rede pública por causa de complicações do diabetes, segundo o Ministério da Saúde.

Dr. Eliud acrescenta que a Federação Internacional do Diabetes estima que metade das pessoas não sabe que tem a doença. Um dado preocupante, visto que ao longo dos anos, o diabetes acarreta uma série de impactos sobre a saúde, como perda da visão, problemas renais e a neuropatia, que reduz a sensibilidade natural da pele e dos músculos dos membros.

“Sem capacidade de sentir dor, o paciente não percebe quando machuca os pés, por exemplo, podendo evoluir para a amputação de parte ou de todo o membro. Pacientes portadores de diabetes, fumantes e/ou com altos índices de colesterol, também tendem desenvolver o estreitamento de artérias em vários segmentos do corpo. Com isso, a passagem de sangue para nutrir os tecidos diminui. Dados do Ministério da Saúde apontam que 20% das internações decorrentes de complicações do diabetes ocorrem em decorrência de lesões nos membros inferiores, com ocupação de leitos por longos períodos em hospitais. No total, na rede pública de saúde brasileira, 85% das amputações não traumáticas são precedidas de feridas e aproximadamente 58 mil pessoas morrem por ano em decorrência de complicações da doença”, declara.

O portador de diabetes deve manter hábitos saudáveis de vida. O autocuidado é essencial, como examinar e enxugar bem os pés após o banho, ficar atento a um simples arranhão no pé, evitar andar descalço e não usar calçados apertados. Mesmo com os cuidados, o melhor é a prevenção.

Nos últimos anos, tem crescido tanto para o serviço público quanto para os serviços privados, a importância do chamado atendimento multidisciplinar, que envolve várias especialidades, como endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, nutricionistas e fisiatras. A prevenção e a disponibilidade desses profissionais nos serviços de saúde prolongam e melhoram a qualidade de vida dos portadores de diabetes, diminuindo sobremaneira os impactos negativos.

Dr. Eliud Garcia Duarte Junior, é angiologista e cirurgião vascular, membro titular da SBACV, vice-diretor de publicações da SBACV Nacional, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Espírito Santo (SBACV-ES).

Leia também:

Com avanço nas Américas, Delta é altamente preocupante
Vila Velha abrirá agenda para mais 5.200 doses contra covid
Prefeitura de Serra abre agenda para vacinar contra covid e gripe
Pfizer entregará 17,6 milhões de doses até 22 de agosto
Vitória começa a vacinar pessoas com 25 anos na terça (3)
Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia
Rio tem ainda 76 mil pessoas acima dos 40 anos não vacinadas
Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS
Escassez de doses e desigualdade marcam vacinação na África
Inteligência artificial desafoga sistema de saúde na pandemia
Alimentação adequada ajuda a melhorar a qualidade do sono
Prefeitura de Vila Velha realiza grande ação em prol da saúde
Cuidado e preservação ambiental envolve crianças em Vitória
Vila Velha lança projeto literário para ciclo de alfabetização
Qualificar ES abre inscrições para a formação continuada
Enem 2021 tem 3,1 milhões de inscrições confirmadas
Serra abre inscrição no curso para candidato a direção escolar
Prefeitura de Vitória adota revezamento diário nas escolas
Saúde na Escola orienta alunos sobre saúde bucal e covid-19
Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje (19)
Alunos de Vitória terão aulas de educação ambiental na praia
Inscrições do Enem 2021 terminam nesta quarta-feira (14)
Prouni oferta 134.329 bolsas para o 2º semestre de 2021
ECA: A Educação é o grande desafio para crianças e jovens
Termina hoje prazo de adesão de universidade pública ao Sisu
Conselho dá início a nova política trabalhista em Vitória
Operação Praia Limpa retira lixo das praias e ilhas de Vitoria
Casa do Cidadão tem lista com 8.595 documentos perdidos
Retirada de lixo e educação ambiental em Camburi, sábado (3)
Prefeitura de Vitória acelera a limpeza pública e tapa-buracos

TAGS:
DELTA | LAMBDA | MIOPIA | AFTAS | VARIANTE | CORAÇÃO | FÉRIAS | ANOREXIA | VACINA | DOENÇAS | OBRAS