MOTOR
Scania inaugura no Rio Grande do Sul sua maior concessionária no mundo.
Instalação da Brasdiesel em Caxias do Sul tem 50 mil metros quadrados.
Em 18/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A história da Scania e da Brasdiesel comemorou mais um capítulo na noite de ontem (16) com a inauguração da maior concessionária da marca sueca no mundo. A nova sede da Brasdiesel, em Caxias do Sul, conta com 50 mil metros quadrados de terreno e recebeu investimento total de R$ 50 milhões. Além disso, o evento representou o começo dos festejos pelos 60 anos do grupo gaúcho, o primeiro representante da fabricante sueca no País.
“São 60 anos de grandes conquistas para as duas empresas, que ajudaram a escrever a história do transporte no Brasil. Desde o primeiro caminhão até hoje, com a qualidade reconhecida no atendimento ao cliente e nos serviços, a Brasdiesel tem demonstrado competência, seriedade e profissionalismo em tudo o que faz”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. “Muito mais do que ter a maior concessionária Scania no mundo, esse feito comprova o compromisso da Brasdiesel em disponibilizar soluções de acordo com a necessidade de cada transportador. Nosso foco maior é o cliente, que ganhará muito mais em eficiência.”
“A inauguração da nova matriz é a solução para atender às necessidades dos nossos clientes. O jeito de transportar vem mudando, e temos de participar dessa evolução. Os veículos passaram por inúmeras transformações, até de aumento no comprimento e altura. Até os anos 1990, a maioria dos caminhões pesados media 18,15 metros. Nos últimos anos, foram surgindo os bitrens e rodotrens de 30 metros. Por isso, as instalações precisam ser mais personalizadas”, diz Itamar Zanette, diretor da Brasdiesel. “Agradecemos a toda nossa equipe de colaboradores e aos milhares de clientes que, ao longo de 60 anos de história, nos apoiaram neste momento histórico.”
De acordo com Zanette, também para comemorar os 60 anos, foi lançada uma série especial na cor exclusiva amarelo-ouro. Serão apenas 60 unidades de caminhões Streamline Highline com opções de motores de 400, 440 ou 480 cavalos de potência, em versões 4x2, 6x2 ou 6x4. O modelo comemorativo está equipado com central multimídia, Hill Hold (sistema que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), freio auxiliar Scania Retarder e geladeira.
Outra novidade da Brasdiesel é o atendimento, desde outubro, de mais 131 municípios do norte do Rio Grande do Sul. Com a expansão, o Grupo passa a ter cobertura de 356 cidades, no total. Para cuidar dessas novas localidades serão abertas mais duas filiais – em Vacaria e Passo Fundo. A Brasdiesel ficará, então, com seis unidades. A nova matriz em Caxias do Sul, e as filiais de Ijuí, Lajeado e Garibaldi.
Curiosidades da maior concessionária Scania no mundo
Dos 50 mil metros quadrados, 16 mil metros quadrados são de área construída. A oficina tem capacidade para atender 30 conjuntos de caminhões com implementos (de diversos tamanhos), ou 90 cavalos mecânicos (sem estar com a carroceria). A reformadora pode receber 15 caminhões ao mesmo tempo para reparos mais específicos, e de acordo com o nível de gravidade do acidente.
O novo complexo obedece aos mais modernos conceitos de sustentabilidade. Ele está equipado com um reservatório de 350 mil litros para uso e reuso da água coletada da chuva. Duas estações de tratamento de efluentes em circuito fechado se encarregam de purificar e evaporar a água que é reutilizada e não volta ao meio ambiente. Toda a iluminação artificial (interna e externa) é feita 100% com lâmpadas LED, que reduzem o consumo de energia. Há diversos pontos para a iluminação natural, por meio de claraboias, diminuindo a necessidade de luz elétrica durante o dia e, por consequência, o impacto ambiental. A empresa também investiu em aquecimento solar da água utilizada em lavatórios e rampas de lavagem de peças e veículos. Um novo equipamento adquirido é o evaporador de vácuo, capaz de tratar aproximadamente 2 mil litros por dia. A água com óleos, graxas e outros contaminantes fósseis passa pelo evaporador, que concentra essas substâncias nocivas e gera água limpa para reutilização na lavagem de peças. O reaproveitamento chega a 95%.
O novo sistema de lubrificação aéreo é uma solução ecologicamente correta, evita desperdícios, agiliza a eficiência no abastecimento dos veículos e recolhe o óleo descartado por meio de um sistema aéreo de sucção. São 12 pontos de abastecimento instalados na oficina, todos com controle digital. “Investimos pesado em tecnologia e maquinário. Agora temos um sistema de lubrificação por alimentação aérea e controle digital, permitindo a troca de cada tipo de óleo na quantidade exata indicada pelo fabricante, sem desperdício ou sujeira”, diz Zanette.
Ainda segundo o diretor, outra exclusividade da nova Brasdiesel são as pontes rolantes com capacidade para cinco toneladas de carga. “Elas oferecem segurança, praticidade, economia e agilidade para reforma do trem de força do caminhão. Também passamos a contar com plataformas para elevar cavalos mecânicos e realizar manutenção em qualquer lugar da oficina.”
A ponte rolante tem baixo ruído de deslocamento, facilidade no manuseio e leva as peças até a área de desmontagem e lavagem. Após o procedimento, as devolve ao setor de montagem. Para não perder tempo no serviço, a nova oficina conta com quatro rampas de 30 metros de comprimento. Em cada rampa é possível atender três cavalos mecânicos, ou dois veículos semipesados, ou mesmo um conjunto rodotrem, de nove eixos. Com equipe dedicada, três rampas servem para trocas de óleo, filtros e lubrificação. A quarta dispõe de um equipamento de geometria e balanceamento, que oferece ao cliente o que há de mais moderno em alinhamento de eixos. Os procedimentos de inspeção e manutenção em veículos de carga e passageiros também se tornaram ainda mais ágeis na nova Brasdiesel. As novas torres elevatórias com capacidade para até 8 toneladas permitem a elevação do conjunto cavalo mecânico e carreta, garantindo um ambiente limpo e ergonômico, o que facilita os serviços executados na parte de baixo dos veículos.
A Brasdiesel é a pioneira no sistema de monitoramento gráfico dos boxes de oficina. Para os clientes, isso significa solução em tempo real. A partir do controle por status de trabalho, é possível gerenciar a equipe de atendimento em torno de cada serviço executado na oficina, priorizando o menor tempo de reparação por box.
O Centro de Treinamento Regional (CTR) Scania Brasdiesel é um dos únicos seis chancelados pela fabricante sueca no Brasil. A diferença está na área de 350 metros quadrados, em que profissionais da rede de concessionárias da marca no Rio Grande do Sul recebem treinamento de um instrutor próprio. Lá é realizada a entrega técnica dos novos veículos aos clientes.
Outra novidade é o videoscópio, um equipamento que permite visualizar o desgaste interno dos cilindros do motor sem desmontá-lo. Com esse diagnóstico preciso, é possível realizar o reparo no momento ideal, evitando paradas indesejadas.
O setor de peças ganhou um destaque especial. Em uma área de 1.350 metros quadrados, que abrange o estoque e o atendimento ao público, estão dois andares dotados de rampa elevatória para carga e descarga de mercadorias, equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais qualificados para gerenciar um estoque a serviço dos clientes com mais de 3,2 mil peças.
Igualmente para celebrar os 60 anos da Brasdiesel e da nova matriz, foi criado um laboratório de tintas. Lá é possível preparar a cor por meio do peso específico de cada pigmento, com ajuste fino para cada veículo. O resultado são 110 mil cores definidas com precisão, rapidez e sem desperdício.
Nas novas cabines de pintura, o cliente vai se surpreender com o sistema inteligente de divisórias, que permite transformar o espaço em dois, para pinturas simultâneas com cores diferentes, capazes de atender até dois cavalos mecânicos ao mesmo tempo ou um ônibus. Isso se tornou realidade pelo investimento em um espaço único com dimensões (17,3 m de comprimento, 6 m de largura e 6 m de altura) compatíveis com o segmento de transporte pesado. A última etapa do trabalho é concluída em até, surpreendentes, 30 minutos.
Desempenar ou arquear eixos a frio, até mesmo no próprio veículo, passa a ser realidade na nova Brasdiesel. O método permite a correção de cambagem em eixos dianteiros e convergência nos eixos auxiliares. O cliente ganha na redução de custos e na maior disponibilidade da frota.
História de sucesso
A Brasdiesel S/A Comercial e Importadora foi fundada em 9 de setembro de 1957 por Olinto Luiz Biazus. Em 15 de junho de 1960, recebeu os três primeiros caminhões Scania fabricados no País. No mesmo ano, foi nomeada a primeira concessionária Scania do Brasil. Em 1962, foi inaugurada a Casa Matriz, em Caxias do Sul. Em 1979, surgiu a filial de Ijuí, e, em 1982, a de Lajeado. Em 1996, foi a vez de Garibaldi receber um posto avançado de serviços do Grupo.
Rede Scania chegará a 139 pontos de atendimento em 2020
A rede de concessionárias Scania, que cobre 100% do território nacional, perfila no momento 122 pontos de atendimento. A marca anuncia novos investimentos, da ordem de R$ 70 milhões para o período de 2017-2019, que aumentarão para 139 os pontos de atendimento.
Atualmente, a rede Scania conta com 23 matrizes, 15 grupos econômicos e cerca de 4.700 profissionais. Nos últimos anos, foram realizados investimentos na expansão consciente, em padronização de sistemas, reestruturação de algumas Casas e na mudança de endereços para melhor atendimento. Além disso, a rede está em constante atualização de treinamento de pessoal, ferramental e disponibilidade de peças e serviços. Uma das missões constantes é aumentar a disponibilidade, produtividade e rentabilidade dos produtos dos clientes de caminhões, ônibus e motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia.
“Estamos vivendo um novo tempo para serviços. Ou seja, nos preparando para um novo jeito de fazer serviços. Eficiência e rapidez são fundamentais para ter uma rede adequada para o futuro. E o fundamental, cada vez mais, será o tempo do cliente”, conclui Roberto Barral.
Fonte: Scania